Em 1964 toda a linha passou por profunda atualização estética e mecânica. As alterações de estilo, definidas pela equipe de projeto da fábrica brasileira, conseguiram dar uma imagem decididamente mais jovem e atual aos veículos.

A principal mudança ocorreu no teto, que se tornou mais plano, conseqüentemente alterando o formato das janelas e para-brisas. As colunas “C” aumentaram de largura, reduzindo proporcionalmente o tamanho do para-brisa traseiro, que se tornou mais alto e menos envolvente.

Os frisos laterais mudaram mais uma vez, assim como as lanternas traseiras e a grade, que ganhou dois frisos cromados horizontais e um escudo plástico central. Os protetores de borracha dos para-choques, até então lisos, foram trocados por outros estriados. Pela primeira vez no país foi adotada pintura metálica.

As antigas entradas de ar do modelo Rallye foram substituídas por dois discretos rasgos dos dois lados da tampa do motor, sem qualquer função prática; o enfeite foi estendido ao Présidence. Houve algumas mudanças internas, a principal das quais um novo sistema de ventilação com desembaçador.

Eram duas as opções de motor, que agora vinha equipado com radiador de óleo: Tufão (que deu nome à linha), com 2.414 cm3 e 100 cv, para Chambord, Jangada e Alvorada; e Tufão Super, com dupla carburação, 2.505 cm3 e 112 cv, para Rallye, Rallye Especial (nova versão mais luxuosa) e Présidence.

Nos dois casos se dispunha do artifício de avanço manual da ignição para compensar eventuais variações na qualidade do combustível ou na altitude.

No final do ano, no IV Salão do Automóvel, a Simca anunciou a instalação de ignição transistorizada em seus motores; pela primeira vez utilizada no país, permitia melhor desempenho, menor consumo de combustível e maior vida útil de velas e platinados.

Os carros também tiveram mudadas as maçanetas e fechaduras e ganharam chave de partida integrada à trava de direção e alças de apoio para os passageiros. Para o Présidence foi oferecida, como opcional, divisória de vidro separando o motorista do compartimento traseiro.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Mundo

Tecnologia

Cultura

Desporto