O Matra-Simca MS670 foi um protótipo de carro do Grupo 5 apresentado em 1972 para o Campeonato Mundial de Makes. O MS670 substituiu o anterior Matra-Simca MS660C.

História das corridas

1972

O MS670 só apareceu uma vez em 1972, nas 24 Horas de Le Mans. Matra inscreveu quatro carros, Jean-Pierre Beltoise / Chris Amon no antigo Matra-Simca MS660C, François Cevert / Howden Ganley, Henri Pescarolo / Graham Hill e Jean-Pierre Jabouille / David Hobbs. Hill / Pescarolo venceu a corrida com uma volta de Cevert / Ganley. Beltoise / Amon aposentou-se com falha de motor e Jabouille / Hobbs aposentou-se com uma caixa de câmbio quebrada.

No Mundial de Makes, o Matra marcou vinte pontos, conquistando o sétimo lugar no campeonato.

1973

François Cevert no MS670B compartilhando com Jean-Pierre Beltoise nos 1000km de Nürburgring em 1973.
A primeira corrida da temporada foi as 24 Horas de Daytona e Matra de 1973, entrou em um carro usando o MS670 dirigido por Cevert / Beltoise / Pescarolo e desistiu da corrida com falha de motor. As formações de pilotos para o Vallelunga 6 Horas de 1973 foram Cevert / Beltoise e Cevert / Pescarolo / Gérard Larrousse, todos pilotos usando o novo Matra-Simca MS670B, Cevert / Pescarolo / Larrousse venceu e Cevert / Beltoise se aposentou por falha de motor. Os pilotos formados para as duas corridas seguintes, começando com os 1000km de Dijon em 1973, foram Cevert / Beltoise e Pescarolo / Larrousse. Pescarolo / Larrousse venceu a corrida e Cevert / Beltoise terminou em terceiro. Os 1000km de Monza viram Pescarolo / Larrousse em terceiro e Cevert / Beltoise em décimo primeiro. As formações de pilotos para os 1000 km de Spa foram Pescarolo / Amon / Hill e Pescarolo / Larrousse / Amon, Pescarolo / Larrousse / Amon terminou em terceiro e Pescarolo / Amon / Hill abandonou por falha de motor. A equipe pulou o Targa Florio, mas entrou nos 1000km de Nürburgring com Cevert / Beltoise e Pescarolo / Larrousse dirigindo, mas ambos os carros se retiraram com falha no motor. Matra inscreveu quatro carros nas 24 Horas de Le Mans, Pescarolo / Larrousse, Cevert / Beltoise, Jabouille / Jean-Pierre Jaussaud e Patrick Depailler / Bob Wollek. Pescarolo / Larrousse venceu a corrida, Jabouille / Jaussaud terminou em terceiro, Cevert / Beltoise abandonou com um acidente causado por um furo e Depailler / Wollek também se aposentou com uma bomba de óleo quebrada e falha no motor. Os 1000km de Zeltweg voltaram a dois carros com Pescarolo / Larrousse vencendo a corrida de Cevert / Beltoise. Na corrida final da temporada de 1973, o Watkins Glen 6 Horas, Pescarolo / Larrousse venceu, mas Cevert / Beltoise retirou-se com a ignição quebrada.

No Mundial de Makes, Matra marcou cento e vinte e quatro pontos, conquistando o primeiro lugar na classificação.

1974

Jean-Pierre Jarier no MS670C compartilhando com Jean-Pierre Beltoise nos 1000km de Nürburgring em 1974.
A primeira corrida da temporada foi os 1000km de Monza e os pilotos foram Pescarolo / Larrousse e Beltoise / Jean-Pierre Jarier, mas ambos os carros abandonaram com falha de motor usando o novo Matra-Simca MS670C. As formações de pilotos para os 1000 km de Spa foram Jarier / Jacky Ickx e Pescarolo / Larrousse, Jarier / Ickx venceu a corrida e Pescarolo / Larrousse abandonou com uma junta da cabeça partida. Os 1000km de Nürburgring viram Beltoise / Jarier e Pescarolo / Larrousse a conduzir. Beltoise / Jarier venceu a corrida e Pescarolo / Larrousse terminou em quinto. Pescarolo / Larrousse venceu os 1000km de Imola e Beltoise / Jarier terminou em quarto. Matra inscreveu quatro carros para as 24 Horas de Le Mans, Pescarolo / Larrousse, Jabouille / François Migault, Jaussaud / Wollek / José Dolhem e Beltoise / Jarier no novo Matra-Simca MS680. Pescarolo / Larrousse venceu a corrida, Jabouille / Migault terminou em terceiro, Jaussaud / Wollek / Dolhem e Beltoise / Jarier abandonaram por falha de motor. Os 1000km de Zeltweg voltaram a dois carros com Pescarolo / Larrousse vencendo a corrida e Beltoise / Jarier terminando em terceiro. A equipe retornou ao MS670C para o restante da temporada. Beltoise / Jarier venceu o Watkins Glen 6 Horas e Pescarolo / Larrousse se aposentou com uma alavanca de câmbio quebrada. Tanto nos 1000km de Le Castellet como nos 1000km de Brands Hatch Beltoise / Jarier venceu Pescarolo / Larrousse. Para a corrida final da temporada de 1974, o Kyalami 6 Horas, Pescarolo / Larrousse venceu de Beltoise / Jarier.

No Mundial de Makes, Matra marcou cento e quarenta pontos, conquistando o primeiro lugar no campeonato pela segunda temporada consecutiva, mas no final do ano Matra desistiu do automobilismo.
Mais sobre este texto de partidaÉ necessário o texto de partida para obter informações de tradução adicionais
Enviar feedback e opiniões
Painéis laterais

 

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Mundo

Tecnologia

Cultura

Desporto