Investigadores esperam que possa ser usado em salas de aula, locais de trabalho ou lares de idosos.
'Alarme Covid' deverá detetar a doença numa sala em apenas 15 minutos

Um 'alarme Covid' feito em Inglaterra poderá ser a nova arma para detetar a doença dentro de uma sala e em apenas 15 minutos. O dispositivo é colocado no teto e é do tamanho de um detetor de fumo.

Os investigadores esperam que possa ser usado em salas de aula, locais de trabalho e lares de idosos quando conseguirem demonstrar ter uma precisão de 98 a 100%, conta o Sunday Times. Isso fará com que seja tão fiável quanto um teste PCR e mais rápido do que os testes feitos em casa.

Foi desenvolvido pela Roboscientific, de Cambridgeshire, e rastreia químicos produzidos pela pele ou presentes no hálito de pessoas infetadas pelo coronavírus, precisando apenas de 15 minutos para enviar os resultados para um smartphone.

PUB

CONTINUAR A LER

Esses compostos orgânicos criam odores muito subtis para o nariz humano, tendo já sido provado que podem ser detetados por cães, mas o alarme é mais preciso e prático.

O aparelho pode encontrar pessoas com o vírus mesmo que ainda não tenham apresentado os sintomas.

Para já está a ser testado na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e na Universidade de Durham e deverá custar cinco mil libras (cerca de 5.800 euros).

Será desenvolvida. também, uma versão portátil para testar pessoas em dois minutos.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS