O presidente do Governo dos Açores disse hoje que todo executivo açoriano está “empenhado” em “potenciar” o relacionamento da região com a diáspora açoriana, agradecendo o trabalho desenvolvido pelas Casas dos Açores espalhadas pelo mundo.

“Todo o Governo está empenhado em manter este compromisso de relacionamento e poder potenciar um relacionamento que tenha um sentido estratégico”, afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas.

O líder do executivo PSD, CDS-PP, PPM, falava hoje na sede da Presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, após uma reunião com os membros do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Bolieiro disse ainda querer exprimir “gratidão, reconhecimento e compromisso” a todas as Casas dos Açores espalhadas pelo mundo.

“Este é um momento de encontro e reencontro de açorianidade. Quero, pois, em nome dos Açores, em nome do Governo Regional, deixar uma palavra afetuosa de gratidão, reconhecimento e compromisso a todos os que aqui, verdadeiros embaixadores da açorianidade no mundo, representam a nossa alma e sentimento de pertença”, afirmou.

Entre hoje e domingo vai decorrer na ilha de Santa Maria a XXIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

PUB

CONTINUAR A LER

Na ocasião, o representante da Casa dos Açores do Norte de Portugal, Ponciano Oliveira, considerou “muito importante” a realização da Assembleia Geral que vai decorrer “após dois anos muito difíceis” devido à pandemia da covid-19.

“Pode sempre contar com as Casas dos Açores como polos de representação dos interesses dos Açores, de promoção dos Açores de reflexão e defesa desses mesmos interesses”, afirmou o dirigente, dirigindo-se a Bolieiro.

No encontro, organizado pela Vice-presidência do governo açoriano, vão participar os dirigentes das 16 instituições que se encontram sediadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Bermuda, Uruguai e Portugal.

As recém-criadas Casas dos Açores do Maranhão e da Madeira devem passar a integrar a o Conselho Mundial após a Assembleia de Santa Maria.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi criado em 13 de novembro de 1997, na cidade da Horta.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Mundo

Tecnologia

Cultura

Desporto