A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores anunciou hoje a abertura de um concurso público internacional para a instalação de 16 pontos de carregamento rápido para a mobilidade elétrica na região.

Marta Guerreiro, citada em nota de imprensa do executivo açoriano, avança que “foram lançadas as peças do procedimento concursal da segunda fase do concurso público internacional para o fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade elétrica dos Açores, o que significa um passo importante para incentivar a mobilidade elétrica no arquipélago”.

Ao todo, estão previstos 26 pontos de carregamentos públicos na região, dos quais 16 serão pontos de carregamento rápidos (PCR), sendo que a instalação dos primeiros oito pontos está prevista para o segundo semestre deste ano.

A rede de mobilidade elétrica garante que cada concelho da região terá, pelo menos, um ponto de carregamento público.

Já foram adjudicados, em outubro, 16 dos 26 lotes para a concessão de serviços de exploração dos PCR, mas a aquisição dos pontos de carregamento para os dez lotes que ficaram excluídos no concurso é assegurada através de contratos de colaboração entre o Governo Regional e os municípios, explica a nota de imprensa.

O Governo Regional alocou uma dotação financeira do Plano de Investimentos da Direção Regional de Energia para 2019 superior a um milhão de euros para a mobilidade elétrica, uma prioridade do executivo.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS