Educação no centro das comemorações do dia 20 de junho, dia da Cidade

A Câmara Municipal da Praia da Vitória deu início à Agenda para a Educação do Futuro que iniciou-se com a realização de uma reunião do Conselho Local de Educação, promovido pela Autarquia, a fim de analisar as perspetivas relativamente às diferentes valências e respostas na área da Educação no concelho da Praia da Vitória. A reunião decorreu na passada quarta-feira,15 de maio, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, contando com a presença de diversos representantes das entidades escolares do Concelho.

Assim, na passada sexta-feira, 17 de maio, o Executivo Municipal iniciou um conjunto de visitas aos estabelecimentos de ensino do Concelho, pretendendo averiguar junto dos representantes escolares os desafios pertinentes nas mais diversas temáticas alusivas à Educação. As visitas estão integradas na Agenda para a Educação do Futuro, que culminará com a apresentação de medidas no âmbito de competências autárquicas, nas comemorações do dia da elevação da Cidade, a 20 de junho.

“Claramente, o grande desafio para o futuro é a educação, pois existe todo um conjunto de condições socioeconómicas a ter em atenção na nossa sociedade, e que têm um impacto direto na educação e formação das nossas crianças e jovens. Por este motivo, pretendemos, com o apoio dos diversos estabelecimentos de ensino, potenciar sinergias ao nível das necessidades locais, bem como replicar as boas práticas existentes nos nossos estabelecimentos de ensino”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis.

“Acreditamos na Educação como um pilar essencial ao desenvolvimento local, assumindo o seu papel na construção de futuro coeso para as novas gerações. Neste sentido, pretendemos falar com todas as pessoas ligadas ao ensino, desde as creches até aos programas de aprendizagem ao longo da vida. O objetivo é, em conjunto, revolucionarmos o paradigma de como olhamos para a Educação”, acrescentou o responsável municipal.

“É muito importante, e faremos isso durante o próximo mês, irmos de encontro às necessidades dos alunos, contribuindo para a concretização dos seus objetivos. Tentaremos, a par com outras entidades, reforçar o nosso papel no sentido de ultrapassarmos os desafios educativos que se impõem. Naturalmente, e temos a noção disso, será necessário alocar recursos financeiros, humanos e físicos para garantir o impacto necessário a médio e longo prazo”, disse.

O edil praiense pretende que estes encontros sejam profícuos e abertos a todos os que pretendam contribuir para a apresentação de medidas importantes na dinamização desta área, sendo que as primeiras visitas decorreram nas freguesias de Agualva, Vila Nova, estando perspetivada visitas a todos as escolas, creches e ATL’s do Concelho.

Após as visitas concretizadas, as conclusões e linhas de ação a implementar no Concelho serão apresentadas no âmbito das comemorações do 20 de junho, data que assinala a elevação da Praia da Vitória a Cidade, cujo enfoque será a temática da Educação.

“Apresentarei no decorrer da cerimónia comemorativa da elevação da Praia da Vitória a Cidade as conclusões destes encontros e, naturalmente, as medidas que levaremos a cabo no âmbito de todas as vertentes que envolvem esta área”, concluiu.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS