A terceira edição do Wine Summit 2019, que vai realizar-se em Cascais entre 26 e 28 de junho, encerrará pela primeira vez com uma viagem aos Açores, disse hoje uma responsável pelo Turismo dos Açores.

O Wine Summit 2019, que decorrerá no Centro de Congressos do Estoril, no distrito de Lisboa, é fórum internacional que atrai a Portugal Continental e, este ano, aos Açores profissionais, jornalistas e líderes de opinião do mundo do vinho.

Após a edição deste ano, um grupo de 30 pessoas especializadas na área do vinho vai visitar a Ilha do Pico e a Horta, entre 29 e 30 de junho, disse à agência Lusa a diretora regional do Turismo dos Açores, Cíntia Martins, afirmando que “vê esta viagem com muito agrado”, pois é “um veículo que privilegia a promoção do vinho da ilha do Pico e da região dos Açores".

O grupo de pessoas, oriundas dos Estados Unidos, Canadá e Europa, entre oradores e jornalistas, viajará em 29 junho para a Ilha do Pico onde visitará o Museu do Vinho, terá diversas de atividades, conhecerá produtores e a cultura do vinho na ilha e visitará diversas instituições.

Este grupo de 30 pessoas vai estar na Horta em 30 de junho, regressando a Lisboa no mesmo dia.

Cíntia Martins afirmou ainda à Lusa que “a matriz primordial vocacional dos Açores é a natureza” e que querem “consolidar-se” neste tipo de turismo.

Mas adiantou que os Açores podem também “potenciar o enoturismo na região”, referindo que, com este impulso, uma vez que o mercado do enoturismo tem “um grande potencial”, a região poderá “captar novos mercados alto valor”, para que “possa continuar a crescer e ter um turismo sustentável”.

Lembrou igualmente que a paisagem da cultura da vinha da Ilha do Pico foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2014.

A diretora regional do Turismo dos Açores disse também à Lusa que a região deve “potenciar todos os recursos sem hipotecar a natureza, que é o que tem de melhor”, e lembrou que no final de 2018 a região autónoma registou cerca de 2,5 milhões de dormidas e que este ano se tem continuado a observar “um crescimento”.

“Estamos numa fase de crescimento, mas não se pretende massificar o destino”, disse Cíntia Martins, que considerou que a aposta no enoturismo poderá potenciar um turismo com maior valor e mais sustentável nos próximos anos.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS