O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, na ilha Terceira, que o Governo vai continuar a apoiar a Associação de Produtores de Café dos Açores.

"Este apoio é essencial para continuarmos a desenvolver a cultura do café, que está em franca expansão nos Açores, particularmente na ilha Terceira, e justifica-se porque se insere na estratégia do Governo para a expansão do setor da diversificação agrícola", salientou João Ponte.

O Secretário Regional destacou que “o número de plantas de café na ilha Terceira não para de crescer", estimando-se que existam atualmente "cerca de 12 mil plantas e nos próximos anos a expetativa é que a produção de café continue a crescer”.

João Ponte falava no final de uma reunião com a Direção da Associação dos Produtores Açorianos de Café.

O governante referiu que os produtores estão muito entusiasmados com trajeto que esta cultura está a fazer e que, desde a primeira hora, o Governo dos Açores tem apoiado a associação no sentido desta cultura ter condições para progredir e constituir-se como mais uma produção agrícola com relevo na Região.

João Ponte destacou que o Governo dos Açores já cedeu instalações em Angra do Heroísmo para esta associação, com 40 associados, se poder instalar e apoio financeiro para a aquisição de equipamentos necessários à transformação do café.

Por outro lado, realçou a importância da parceria estratégica que a Associação de Produtores de Café fez com a DELTA, no sentido de reforçar o conhecimento de novas práticas e métodos produtivos, com vista ao apuramento da qualidade deste produto.

O Secretário Regional salientou ainda que, além do café, os Açores têm um potencial produtivo muito bom para culturas subtropicais, como a anona, a banana, o maracujá, a pera abacate, entre outras, que importa aproveitar e incrementar a sua produção, conforme aponta também o Plano Estratégico da Fruticultura, com o objetivo de reforçarmos a capacidade exportadora da Região.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS