Um dos aspetos mais importantes para prevenir esta doença é alertar a pessoa para a capacidade de reconhecimento dos sintomas de forma precoce. Segundo o cirurgião plástico David Rasteiro, "hoje em dia felizmente já existe uma maior consciencialização das mulheres portuguesas para os perigos do cancro da mama. No entanto o mais importante é seguir alguns passos como falar com o seu médico e realizar exames regulares que permitam detetar o problema em fase inicial".

Os exames de rastreio assumem-se como uma garantia vital de precaver qualquer situação de doença. Conversar em ambiente de consulta com o seu médico, colocar questões acerca de quando começar e com que frequência deve fazer exames para despistar a doença, são passos muito importantes no combate a uma das doenças que mais afeta a população portuguesa, em especial a população feminina.

De acordo com David Rasteiro, "existem alguns exames que ajudam a detetar a doença. Desde o autoexame da mama por parte da mulher até a uma mamografia de diagnóstico, é possível estar a tento aos sinais de alerta".

Outro ponto referido pelo médico prende-se com a "a importância do rastreio regular que é recomendado entre os 50-69 anos com exames de 2 em 2 anos". Caso existam alguns fatores de risco então sim é recomendado mais cedo, podendo ser necessário realizar um exame de rastreio a partir dos 40 anos.

A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME

O autoexame da mama assume um valor significativo na prevenção da doença. De acordo com David Rasteiro, "uma mulher deve saber realizar um autoexame à mama. Pequenos gestos podem ser relevantes para detetar um problema".

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS