O Vice-Presidente do Governo anunciou que o Executivo açoriano decidiu reforçar o apoio atribuído à Universidade dos Açores, através da assinatura de um novo contrato-programa que visa incentivar os projetos da academia açoriana no âmbito da dinamização da competitividade do tecido empresarial, da melhoria do seu perfil de especialização e da criação de valor acrescentado na economia regional.

“Nomeadamente, a prestação de serviços que a Universidade dos Açores estabelece com investimentos privados, no contexto da investigação, inovação e transferência de conhecimento”, salientou Sérgio Ávila.

Este apoio, no montante máximo de 456 mil euros, conforme a Resolução do Conselho do Governo n.º 263/2020, publicada hoje em Jornal Oficial, é concedido pelo Governo Regional, que assegura um financiamento complementar em função das receitas próprias geradas pela Universidade dos Açores na prestação de serviços a empresas privadas.

Sérgio Ávila frisou que, de acordo com o compromisso assumido no âmbito deste protocolo celebrado entre as duas partes, o Governo Regional “assegura um euro por cada euro que a Universidade dos Açores tenha conseguido obter através da prestação de serviços a empresas privadas na Região nos últimos quatro anos”.

“Desta forma, apoiamos a Universidade dos Açores duplicando a receita decorrente da prestação de serviços a empresas privadas, incentivando, por essa via, a investigação aplicada, a inovação e a transferência de conhecimento para o contexto empresarial do trabalho desenvolvido pela Universidade”, sublinhou o governante.


Segundo o titular das pastas do Emprego e da Economia, este apoio financeiro adicional de 456 mil euros, previamente apurado, corresponde ao montante que a Universidade dos Açores conseguiu obter em termos de prestação de serviços com entidades privadas entre 2016 e 2019.

Assim, com mais esta medida do Governo Regional, que reflete também a confiança no futuro desta importante instituição açoriana, o financiamento permite duplicar a obtenção desse valor e, por essa via, reforçar significativamente um incentivo à Universidade dos Açores.

“Por um lado, permite à Universidade dos Açores ter uma atividade com maior aplicabilidade prática no contexto empresarial e, por outro lado, constitui um incentivo para que as empresas açorianas aproveitem melhor a investigação e a inovação desenvolvida pela mesma”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS