Este Mercedes parece um SL 600 «normal», mas não é. Conhece a história do Mercedes-Benz SL 73 AMG (R129), modelo que emprestou o motor V12 à Pagani.

O Mercedes-Benz SL 73 AMG é uma versão exclusiva — e para muitos, desconhecida — do SL 600. Produzida pela preparadora alemã AMG com base no SL 600, este desportivo aparentava ser um SL como tantos outros mas estava longe de o ser… Um olhar mais atento à sigla “73” e às jantes de 18″ exclusivas denunciavam-no.

Ao abrir o capot dissipavam-se as dúvidas que restavam: motor V12 com elementos em carbono e inscrição da cilindrada. Era um modelo especial. Ponto.

Tão especial que era quase «impossível» adquirir um exemplar. Não bastava ir a um concessionário e encomendar um. O processo era bem mais complexo: começava por ter que se adquirir um Mercedes-Benz SL 600, equipado com um motor V12 de 6.0 l, e, posteriormente, pagar uma “nota preta” à AMG para submetê-lo a uma preparação exaustiva do motor: pistões forjados em titânio, reforço de inúmeras peças internas, mudança das cotas internas do motor, sistema de escape específico, entre outras alterações.



Após a AMG operar a sua «magia», esta motorização passava a debitar 525 cv às 5500 rpm e 750 Nm de binário máximo às 4000 rpm — mais potente em 117cv do que a versão de origem (SL 600). Através de uma caixa automática de cinco relações, o SL 73 AMG acelerava dos 0 aos 100 km/h em 4,8s e a velocidade máxima subia até aos 298 km/h.

Até ao lançamento do CL 65 AMG, este foi o modelo de produção mais potente de sempre da Mercedes. Hoje estes números podem não impressionar, mas nos anos 90 causava um impacto tremendo. Músculo puro, à antiga, coberto com carbono.

Segundo a AMG, apenas foram produzidas 80 unidades deste modelo — sendo que 50 foram compradas por Hassanal Bolkia, Sultão do Brunei. Ainda hoje, este bloco é um dos motores atmosféricos com maior cilindrada das últimas décadas.

Após o fim de produção do Mercedes-Benz SL 73 AMG, Horacio Pagani contactou a preparadora AMG. O fundador da Pagani ficou muito interessado em equipar o seu Pagani Zonda com este motor. Negócio fechado! As marcas chegaram a acordo e os Zonda passaram a vir equipados com o mesmo bloco atmosférico existente no SL 73 AMG, modificado pela Pagani que faria subir a potência até uns extraordinários 800 cv.

Quanto ao design do SL (R129), modelo lançado em 1989, o que vos parece: tem envelhecido bem, não acham?

Guilherme Costa 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS