A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje que os vinhos dos Açores vão marcar presença, através da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR), na 13.ª VINIPAX, evento que reúne os grandes vinhos do sul do país, em Beja, entre 11 e 13 de outubro.

O programa inclui, na tarde do dia 12, a realização de uma ‘masterclass’ sobre vinhos dos Açores, a cargo do presidente da CVR Açores, Vasco Paulos, que é dirigida a profissionais do setor e a jornalistas da especialidade, sobretudo estrangeiros.

Este evento, que decorre no Parque de Feiras e Exposições de Beja, constitui mais uma boa oportunidade para divulgar os vinhos açorianos, as suas caraterísticas únicas, o desenvolvimento que o setor tem vindo a assistir e, ao mesmo tempo, dar conta do potencial que a Região tem para continuar a crescer em termos de produção vitivinícola.

Trata-se, igualmente, de um bom momento para promover e difundir a genuinidade e a autenticidade dos vinhos certificados dos Açores, bem como todo o trabalho que tem vindo a ser feito para dar garantias aos consumidores sobre aquilo que estão realmente a adquirir e a consumir.

Além de reforçar os mecanismos de controlo da rotulagem das garrafas de vinho, a Região já implementou, com a colaboração da CVR Açores, outra medida de controlo relevante para assegurar a genuinidade dos vinhos certificados, que incide sobre a quantidade e a qualidade das uvas entregues nas adegas, por categoria, nomeadamente Denominação de Origem (DO), Identificação Geográfica (IG) ou outra.

Atualmente, existem nos Açores 40 marcas de vinhos certificados.

A CVR Açores, com sede na ilha do Pico, tem funções de controlo da produção, do comércio e de certificação de produtos vinícolas com direito a DO ou IG e tem como objeto garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos, o fomento e o controle dos vinhos, a definição do seu processo produtivo e a promoção e defesa interna e externa dos vinhos certificados.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS