Todas as iniciativas que a sociedade civil promova no sentido de “ajudar a mudar mentalidades e preconceitos, nomeadamente em ambiente escolar e relativamente à temática da sexualidade”, a Câmara Municipal da Praia da Vitória apoiará, uma vez que importa “formar com segurança e informar para quebrar tabus”.
Foi desta forma que Carlos Armando Costa, Vice-presidente do Município, recebeu, esta quarta-feira, os participantes do Fórum “Sexualidade: Preconceitos & Mitos” que o Grupo Integrado dos Serviços de Psicologia e Orientação da Ilha Terceira (GISPO) está a promover na Academia de Juventude e das Artes, até à próxima sexta-feira.
Essencialmente dedicado a profissionais de saúde e à comunidade escolar, este Fórum tem como objetivo a desmistificação de preconceitos e mitos sobre a sexualidade, a atualização dos profissionais, a disseminação de estratégias de intervenção e a avaliação de questões relacionadas com a identidade de género. Para tal, foi convidado a ministrar o Fórum, Henrique Pereira, professor da Universidade da Beira Interior, com vasta experiência na área e um currículo na disseminação de projetos e estudos na área da sexualidade, tendo, inclusivamente, feito parte do grupo de trabalho que elaborou o “Guia Orientador da Intervenção Psicológica com Pessoas LGBT”.
Ora, Carlos Armando Costa saúda a iniciativa e disponibiliza “total apoio da Câmara Municipal para a realização de eventos desta natureza, porque são iniciativas como esta que ajudam a mudar mentalidades e quebrar alguns preconceitos na nossa sociedade, especial e particularmente em ambiente escolar”.
“Todas as iniciativas que visem formar com segurança e informar para quebrar tabus, sobre temáticas como esta da sexualidade, mais a mais numa era das novas ferramentas da comunicação e dos mundos virtuais, que podem induzir os nossos jovens em ensinamentos menos próprios, são muito importantes, pois é fundamental que, cada vez mais cedo, se abordem estes temas para combater os tabus, informando os nossos jovens de forma elucidativa para a vida sexual”, afirmou o Vice-presidente da Autarquia.
O Fórum “Sexualidade: Preconceitos & Mitos” decorrerá até ao próximo dia 6 de setembro, sendo dividido em dois momentos distintos: um primeiro momento, dias 4 e 5, para profissionais de saúde e da comunidade escolar; dia 6, será realizado um fórum que se dirige a toda a comunidade interessada.
O GISPO é composto por todos os psicólogos dos serviços de psicologia e orientação das escolas de ambos os Concelhos da Ilha Terceira.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS