O Governo dos Açores promove sexta-feira, 4 de setembro, a realização de uma formação à distância dedicada aos Gestores Locais de Energia (GLE), de todas as ilhas do arquipélago, designados pelos diversos organismos no âmbito do ECO.AP Açores – Programa de Eficiência Energética na Administração Pública dos Açores.

Esta ação, realizada pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia, pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores na promoção da eficiência energética no setor público, enquanto opção estratégica, considerando que a sua atuação é relevante pela necessidade de liderar pelo exemplo e transparência.

Nesse sentido, está em curso o programa ECO.AP Açores, direcionado à Administração Pública Regional, setor responsável por uma parte significativa do consumo de energia no arquipélago, ao abrigo do qual estas entidades devem designar um GLE.

A Direção Regional da Energia tem vindo a formar estes profissionais, habilitando-os para assumirem a responsabilidade de promover a eficiência energética e a correta gestão de energia, difundindo de forma pedagógica o conhecimento adquirido no seu meio laboral.

Os GLE são também capacitados para utilizar a plataforma eletrónica de gestão de energia Barómetro ECO.AP, ferramenta que operacionaliza o ECO.AP Açores e que já conta com o registo de 65 entidades regionais e 130 edifícios públicos ou frações de todos os concelhos da Região.

As formações dedicadas aos GLE têm vindo a ser concretizadas, desde 2018, pela Direção Regional da Energia em diversas ilhas do arquipélago, tendo também já decorrido uma edição em formato digital.

Para mais informações, pode ser consultado o Portal da Energia, em portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/Eficiencia-Energetica/ECO.AP-Acores.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS