O Dia Mundial das Aves Migratórias será celebrado na Praia da Vitória no próximo dia 9 de maio

com a visita de 80 alunos de uma escola secundária do Cadaval à Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória (IVHCPV). Os visitantes terão oportunidade de praticar a observação de aves e visitar o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) onde estará patente, para além da exposição permanente, uma exposição de trabalhos da artista e ornitóloga Sofia Goulart intitulada “Ink Birds”.

A exposição inclui uma série de pinturas sobre as aves migratórias mais frequentemente observadas na IVHCPV feitas com recurso à técnica do pontilhado e estará patente ao público naquele local durante todo o verão. A atividade foi oficialmente aceite pela comissão internacional da comemoração do World Migratory Bird Day e está publicitada no seu site oficial http://www.worldmigratorybirdday.org/events/2019/ink-birds.

Segundo a Vereadora responsável pelo projeto LIFE, Raquel Borges, este dia “assume uma especial importância para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, pela vasta fauna e flora verificada nos nossos pauis, que foram alvo de um processo de recuperação, assegurando a sua sustentabilidade ambiental”, afirmando também o potencial turístico que assumem, os quais considera “locais de excelência para a prática de birdwatching e de investigação científica, exatamente pela elevada biodiversidade que contêm”.

A autarca praiense revela também a sua vontade de “continuar a promovê-los junto da população, potenciando o seu papel social e económico, de modo a sejam cada vez mais encarados como símbolo de qualidade ambiental”.

O Município da Praia da Vitória, entre 35 municípios nacionais finalistas a concurso, recebeu o galardão de “Município do Ano”, pelo projeto UM-Cidades da Universidade do Minho, devido ao Projeto de Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, que visa recuperação do Paul da Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira.

Relembre-se que o Centro de Interpretação Ambiental está aberto ao público entre as 9H00 e as 16H00 nos dias úteis, com um período diário de observação de aves entre as 13H00 e as 15H00. Mediante marcação prévia, através do 295 540 200, é possível realizarem-se visitas guiadas ao Centro, com ou sem sessão de observação de aves, noutros horários para grupos com cinco ou mais elementos.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS