A app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus já está disponível para Android e iOS, mas nem todos vão conseguir instalá-la.


AStayaway Covid já chegou. Primeiro “aterrou” nos Android, mas agora ficou disponível também para os utilizadores do sistema operativo iOS, da Apple. Muitos já descarregaram a app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19, mas nem todos vão conseguir fazê-lo por incompatibilidade do sistema.


Assim que entrou nas lojas Google Play Store e Apple Store, a aplicação desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider rapidamente disparou para o top das mais descarregadas em Portugal. A SIC Notícias avança que foram feitos mais de 10 mil downloads em 24 horas, apenas nos Android.

Está disponível, apesar de a apresentação oficial ser apenas esta terça-feira, 1 de setembro, mas nem todos os smartphones terão a capacidade de aceder a esta app. Pela falta de espaço nos telemóveis: app exige 58 MB nos Android e 35,1 MB no iOS, mas principalmente por incompatibilidade do sistema operativo.

No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, lançado em outubro de 2015, ou versões superiores, havendo ainda equipamentos em uso com sistemas anteriores. Aliás, num dos primeiros comentários à aplicação na Google Play Store, um dos utilizadores lamenta o facto. “É pena só dar a partir do Android 6”, diz. Outro comentário lembra que “falta também existir para dispositivos Huawei sem os serviços da Google”.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS