Será seguro tomar medicamentos fora do prazo? É importante que esteja atento para a informação que temos para lhe dar.

São muitas as caixas de medicamentos que guardamos e acumulamos no armário lá de casa. Contudo, nem sempre nos apercebemos dos prazos de validade e quando realmente precisamos de tomar algum tipo de fármaco deparamo-nos com medicamentos fora do prazo. É aí que surgem as dúvidas.

Para que os medicamentos que tem em casa não ultrapassem o prazo de validade, tente controlar periodicamente a data de validade na cartonagem ou no frasco do medicamento.

TOMAR MEDICAMENTOS FORA DO PRAZO: É SEGURO?
Medicamentos comprimidos
Cada fármaco tem a sua especificidade
Antes de mais é essencial perceber como é determinada a data de validade dos medicamentos.

Cada fármaco tem uma formulação única, compostos por ingredientes ativos e inativos com o objetivo de tratarem doenças específicas. Por esse mesmo motivo, a partir do momento em que o medicamento é concebido e desenvolvido, cada fabricante vai determinar o período de tempo que esse medicamento vai ter sem que se deteriore.

A data que o fabricante pode garantir ao consumidor a segurança e a plena eficácia do medicamento, corresponde então à data de expiração do produto.

Como sabemos, quanto maior for a eficácia do medicamento melhores vão ser os resultados que vai conseguir obter. Contudo, se tomar medicamentos fora do prazo essa eficácia pode não acontecer ou ser muito reduzida. O que pode acontecer nestes casos, é o facto de o medicamento não conseguir tratar adequadamente o problema de saúde.

Compostos alterados
Quando os medicamentos ultrapassam o prazo de validade pode significar um perigo para a sua saúde e bem-estar. Isto deve-se às alterações que se podem dar nos seus compostos químicos e físicos, como por exemplo alguns medicamentos que mudam de cor quando ultrapassam o tempo de validade ou até mesmo quando se desfazem quando pegamos neles.

De acordo com o Infarmed, nunca deve tomar medicamentos fora do prazo. Existem medicamentos como as gotas para os olhos ou até mesmo xaropes, que têm um prazo de conservação depois de abertos. O que significa que, a partir do momento em que os abre, deve ter em conta a informação que está na respetiva caixa do medicamento bem como o folheto informativo. Lá vai encontrar não só o prazo de validade, como também o tempo de conservação depois do fármaco ser aberto (que geralmente, são dois prazos diferentes).

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Para além disso, o Infarmed recomenda que entregue estes medicamentos fora do prazo numa farmácia perto de si, para que possa contribuir para um ambiente melhor e para a segurança da sua família.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE TOMAR MEDICAMENTOS FORA DO PRAZO?
Medicamentos xarope
Atente a efeitos secundários com medicamentos fora de prazo
Como já explicamos anteriormente, não existem garantias de que a medicação seja eficaz e segura. Por isso já sabe, não deve nunca tomar medicamentos fora do prazo. No entanto, pode acontecer e só reparar depois de ter tomado o medicamento. Se isso acontecer, pode deparar-se com dois tipos de situações diferentes:

1. O medicamento não irá fazer qualquer tipo de efeito, na melhor das hipóteses. Claro está, tendo sempre atenção para que tipo de fim ele está a ser utilizado. No caso de ser um medicamento para o coração, controlo da pressão arterial ou até mesmo para controlar infeções, é importante que esteja bem atento ao prazo de validade, pois quando ultrapassado e tomados nestas condições, os medicamentos podem fazer toda a diferença entre a vida ou a morte.

2. Pode provocar efeitos secundários, para além de não fazer qualquer efeito. Isto é, dependendo da deterioração do comprimido e do seu princípio ativo, o medicamento pode causar algum tipo de intoxicação.
QUAIS SÃO ENTÃO AS BOAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO À TOMA DE MEDICAMENTOS?
Os medicamentos servem para melhorar a qualidade de vida e para prevenir e tratar doenças, e por este motivo fazem parte da vida de muitos de nós.

É comum termos em casa um armário ou até mesmo uma caixa onde colocamos todos os medicamentos para que quando forem necessários, estejam prontos a serem utilizados. No entanto, muitos de nós não fazem a monitorização do prazo de validade dos medicamentos.

É extremamente importante que tenha cuidado e que faça esta revisão periódica dos fármacos que tem na sua posse, para que não seja possível por engano ou descuido, tomar algum fora do prazo de validade.

Boas práticas a observar
Tomar medicamentos fora do prazo é algo que depende de si, sendo uma situação totalmente controlável desde que esteja atento. No entanto, existem algumas boas práticas em relação aos medicamentos:

Guarde os medicamentos nas respetivas caixas e num local que não esteja exposto a mudanças de temperatura. Se costuma guardar os medicamentos na cozinha ou na casa de banho, saiba que estes não são os sítios ideais para os conservar. Tal facto deve-se ao calor e à humidade que permanece nestas duas divisões, e que pode alterar ou reduzir a vida útil dos medicamentos que tem armazenados;

Mantenha sempre os medicamentos afastados das crianças;

Seja responsável e nunca faça uma utilização excessiva de medicamentos;

Utilize os medicamentos segundo as indicações que o médico ou o farmacêutico que lhe derem;

Verifique sempre os prazos de validade de cada um dos medicamentos;

Cumpra sempre o tratamento que lhe foi prescrito;

Entregue numa farmácia os medicamentos fora do prazo;

Nunca guarde os medicamentos que não precisa;

Nunca tente receitar um colega ou familiar sem indicação do médico – lembre-se que cada pessoa tem características diferentes da outra e que os medicamentos adequados para um, podem não ser os mesmos para o outro.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS