O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou, esta segunda-feira ao início da noite, a 1.ª fase do projeto de valorização do espaço envolvente da Zona Balnear das Escaleiras, na Freguesia de Vila Nova, onde nascerá uma nova zona de lazer e percurso pedonal, visando “o aproveitamento de uma área com excelente vista e muito potencial social e turístico”. 

No âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” que, esta segunda-feira, na Vila Nova, encerrou o calendário anual de visitas do executivo municipal a todas as localidades da Praia da Vitória – entre outros compromissos assumidos, tendo em vista a resolução “de problemas antigos na Freguesia” –, Tibério Dinis apresentou este novo investimento que rondará os 140 mil euros.

Em traços gerais, numa área de terreno contígua ao parque de estacionamento da zona balnear, nascerá uma nova zona de lazer com passeio pedonal associado, onde serão edificadas infraestruturas como churrasqueiras e estruturas de apoio (mesas, bancos e abrigos para refeições), equipamentos lúdico-infantis, bancos para contemplação da vista, entre outros. 

Com o lançamento do concurso público da empreitada previsto para o início do novo ano, o Município espera que a obra avança durante o primeiro semestre, estando concluída a tempo de ser utilizada já na época balnear de 2021.

Segundo Tibério Dinis, esta será a 1.ª fase de um projeto mais amplo que se pretende seja alargado até ao Porto de Pescas de São Pedro da Vila Nova, estando, no entanto, a 2.ª fase do mesmo pendente da conclusão de uma obra assumida pelo Governo Regional de consolidação da encosta da infraestrutura piscatória.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a realizar um investimento consolidado e sustentado em toda a sua frente marítima e em todas as suas zonas balneares, que são um cartaz turístico do Concelho. Apesar de a pandemia ter reduzido drasticamente o fluxo turístico, temos de continuar a preparar o futuro, para quando a normalidade regressar termos infraestruturas com cada vez mais qualidade para oferecer aos que nos visitam e aos locais que usufruem com maior regularidade destas zonas”, afirmou Tibério Dinis.

O Autarca praiense, reforçando que os investimentos realizados nos últimos tempos “colocaram a Praia da Vitória na liderança regional das zonas balneares com melhor qualidade ambiental, mais e melhores acessos para pessoas com mobilidade reduzida, melhor segurança e ao nível de todas as infraestruturas alocadas”, sublinhou a importância do projeto agora a implementar, tendo em vista a valorização das Escaleiras.

“Aqui, nas Escaleiras, para além de um pôr de sol fantástico, temos um excelente terreno sobre o mar que nos permite uma contemplação ímpar da natureza. Há muito que se falava em valorizar esta zona. A Junta de Freguesia de Vila Nova desenvolveu um projeto de maior envergadura que não colheu apoios junto dos fundos comunitários, pelo que a Câmara Municipal entendeu fasear o projeto e implementá-lo. Esta será a 1.ª fase, mas o objetivo é chegar até ao porto da Vila Nova”, explicou.

Ainda no âmbito da melhoria das infraestruturas, Tibério Dinis referiu que a Autarquia tem vindo a desenvolver um outro projeto de requalificação e modernização do edifício que serve de bar de apoio àquela balnear.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS