A Câmara Municipal da Praia da Vitória continuará a realizar “um grande investimento” nas zonas balneares do Concelho, pretendendo dar continuidade à melhoria da qualidade das mesmas, que “têm vindo a receber um conjunto de prémios regionais e nacionais”.

A garantia é de Tibério Dinis, Presidente do Município praiense, que visitou as obras em curso no Bar do Abismo e instalações de apoio à zona balnear dos Biscoitos, que estão a ser intervencionadas no sentido da sua requalificação e ampliação, num investimento superior a 100 mil euros.

“A Câmara Municipal tem vindo a realizar um grande investimento em tudo o que concerne às zonas balneares e à qualidade das mesmas, tendo vindo a receber um conjunto de prémios regionais e nacionais que distinguem a sua qualidade. A zona balnear dos Biscoitos foi uma delas, pois, em 2019, foi a primeira zona balnear dos Açores a receber o galardão nacional de Praia + Acessível. Agora, e na sequência de um desejo antigo, estamos a trabalhar para que, na próxima época balnear, possamos ter o Bar do Abismo requalificado e ampliado”, disse o autarca.

Em traços gerais, para além das melhorias significativas a introduzir em instalações de apoio à zona balnear, como as instalações sanitárias (incluindo para pessoas com mobilidade reduzida), o investimento municipal no Bar do Abismo vai ampliar as zonas de serviço e de convívio, nomeadamente, triplicando a área de esplanada e aumentando em quatro vezes a área de cozinha, face ao existente.

O renovado Bar do Abismo será, em 2020, e à semelhança do último ano, explorado diretamente pela Cooperativa Praia Cultural, tendo a obra um prazo de execução de três meses, prevendo-se a sua abertura para o dia de arranque oficial da época balnear 2020 na Praia da Vitória, ou seja, dia 1 de junho.

Isto porque, prosseguiu o edil, “a Praia da Vitória quer continuar a ser o Concelho dos Açores onde a época balnear começa mais cedo, a 1 de junho, como queremos continuar a ser o Concelho dos Açores com mais zonas balneares distinguidas com a Bandeira Azul e com mais bandeiras de Praia Acessível”.

Praia dos Sargentos com candidatura
a Bandeira Azul

Tibério Dinis anunciou, neste sentido, que a Autarquia candidatou a Praia dos Sargentos, na baía da cidade, a Bandeira Azul da Europa em 2020, o que contribuirá para o desiderato de a Praia da Vitória ser o Concelho dos Açores com mais galardões de qualidade das águas das suas zonas balneares.

Por outro lado, o edil referiu também que, na próxima época balnear, vão ser alargados os horários de vigilância das zonas balneares do Concelho, uma vez que os nadadores salvadores vão passar a estar em permanência das 10h00 às 19h00, todos os dias, nas zonas balneares com vigilância.

Fonte das Pombas
e Calheta dos Lagadores

Por fim, mas não menos importante, Tibério Dinis revelou, também, que já recebeu a aprovação da Direção Regional dos Assuntos do Mar para a realização de análises, durante todo o ano, à qualidade da água na Fonte das Pombas e na Calheta dos Lagadores, na freguesia dos Biscoitos.

“Recebemos a aprovação da Direção Regional para fazermos as análises obrigatórias a podermos obter a classificação de águas balneares para estas zonas. Depois disso, a Câmara Municipal pode avançar com os investimentos em infraestruturas de apoio, como instalações sanitárias e zonas de solário, para, futuramente, termos mais duas zonas balneares no Concelho e, em particular, na freguesia dos Biscoitos”, afirmou Tibério Dinis.

Inscrições abertas para curso
de Nadadores Salvadores

Entretanto, estão abertas, até ao próximo dia 3 de março, as inscrições para o curso de nadador salvador que vai realizar-se na Praia da Vitória, entre 5 de março e 7 de abril, ministrado pela Escola de Formação de Nadador-Salvador Profissional da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS).
Os candidatos a estas formações têm de ter 18 anos à data de início do curso, a escolaridade obrigatória, de acordo com a data de nascimento, e ainda passar na prova de admissão. Mais informações em www.fepons.org/?fepons=page&pagina_id=20

Tibério Dinis, lançou ainda um apelo “apelo a todos os interessados – jovens, pessoas desempregadas, disponíveis em ter um part-time durante o verão – para que se inscrevam nos cursos de nadadores salvadores para poderem obter as certificações necessárias e assim estarem em condições de fazer parte da época balnear na Praia da Vitória”.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS