20º Convívio Praiense de Lowell, Nova Inglaterra

No âmbito da promoção da Praia da Vitória e do cumprimento institucional a todas as comunidades da diáspora, a Câmara Municipal está em visita oficial aos Estados Unidos da América (EUA) e ao Canadá, numa viagem que se iniciou no passado dia 25 de abril, com passagem por diversas cidades onde residem comunidades praienses.

No passado dia 27 de abril decorreu na Sociedade do Divino Espírito Santo, cidade de Lowell – Nova Inglaterra, estado de Massachusetts, o 20º convívio praiense.

No âmbito das comemorações do 20º Convívio na cidade Lowell, o presidente da Autarquia praiense, Tibério Dinis, manifestou a sua satisfação pela realização deste importante momento de partilha e de identidade praiense. “É com muito orgulho e emoção que o Município da Praia da Vitória marca presença nas comemorações dos 20 anos do convívio praiense em Lowell. Um encontro, liderado por Hélio Melo (membro da comissão), que organizou durante duas décadas, este importante convívio, marcante para toda a comunidade praiense, que liga várias cidades e estados norte-americanos da zona leste dos EUA”, referiu.

No Convívio marcaram presença a Senadora do Estado de Massachussets, Dra. Diana Dizoglio, assim como o Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Nova Inglaterra, Dr. Paulo Martins.

“A presença da Dra. Diana Dizoglio e Dr. Paulo Martins é reflexo da importância da comunidade praiense residente nos EUA, assim como, demonstrativa do respeito institucional e da influência política da comunidade praiense no estado de Massachussets”, destacou Tibério Dinis.


No decorrer do Convívio foram homenageadas com a Medalha Municipal de Valor Cultural em Prata: José Gabriel Gravito e João Gil Ramos. Para além destas pessoas, foram ainda agraciadas pela comemoração de 20 anos da realização do Convívio Praiense da Nova Inglaterra, a comissão composta por: Hélio Melo, Daniel Melo, Hélio Sousa, Tony Teixeira, João Correia, Eduíno Leal, Leo Silva, José Silva e Fernando Silva.

Convívio Praiense na Casa dos Açores de Ontário, Canadá

No Canadá, em Ontário, cidade de Toronto, decorreu, ontem, 28 de abril, o Convívio Praiense, organizado pela Casa dos Açores e por Sara Costa, um momento que marcou o regresso dos convívios da comunidade praiense a esta cidade canadiana e que contou com uma participação expressiva da comunidade.

“O Convívio das comunidades praienses regressa ao Canadá, nomeadamente, a Ontário - Toronto. Gostaria de destacar o esforço e a dedicação realizados pela comunidade da diáspora, que aqui continuam a promover a nossa cultura além-fronteiras. São momentos que nos marcam, enquanto praienses e demonstram o sentimento de saudade patente nos nossos emigrantes relativamente à Praia da Vitória”, referiu o autarca Tibério Dinis.

No âmbito do Convívio, que decorreu na Casa dos Açores de Ontário, foram homenageadas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, pelo seu importante contributo na promoção e valorização do Concelho, dezasseis pessoas, nomeadamente: António Rodrigues, David Correia (a título póstumo), José da Silva, Francisco Borba, Rui Fernando, José da Silva, Adalberto Vieira, Jorge Leal, Alexandre Valadão, Paulo Joaquim, Diogo Duarte, José Penin, Albino Neto, Bernardino Neto, José Manuel Pereira e José Rodrigues.

 

A visita oficial da Câmara Municipal da Praia da Vitória aos EUA e Canadá centra-se no cumprimento institucional às comunidades da diáspora e na promoção do concelho da Praia da Vitória. A deslocação a estes países com forte expressão da comunidade praiense é realizada na perspetiva de promover e divulgar as potencialidades e as oportunidades do concelho da Praia da Vitória, nomeadamente, em aéreas como o turismo, a cultura, o desporto, a economia e o ambiente.

No âmbito da deslocação a Câmara Municipal diligenciará a divulgação do trabalho desenvolvido na Praia da Vitória, através da distribuição de um folheto do qual consta informação relativa às empresas turísticas sediadas no Concelho, oportunidades imobiliárias no Concelho, diversos eventos que integram as Festas da Praia 2019 e datas dos eventos e das Festas Tradicionais que decorrem no Concelho. Do folheto consta, também, informação institucional da Câmara Municipal e a referência ao prémio Município do Ano 2018, atribuído ao Município da Praia da Vitória pelo projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira”.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS