A Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo associada da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), irá colaborar com esta entidade para a elaboração de um portal online dedicado ao enoturismo, tendo como objetivo a inclusão da Ilha Terceira no roteiro da oferta enoturística de Portugal, com destaque para a zona vinícola da freguesia dos Biscoitos.

A AMPV propõe-se então realizar, por todo o País, incluindo a Praia da Vitória, acções de Benchmarking e Endomarking, visitas e reuniões de trabalho com várias entidades com o objetivo de trabalhar as rotas dos vinhos em rede e de forma integrada na realidade portuguesa.

Segundo o Vice-presidente do Município da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, este projeto “vem organizar a divulgação da oferta do Enoturismo em Portugal e ao mesmo tempo, permitir que possamos divulgar a nossa oferta turística nesta área, desde as adegas, os museus do vinho, o alojamento, a restauração e o comércio”.

O Autarca praiense explica ainda que o principal objetivo da Câmara Municipal passa “pela promoção da Vinha dos Biscoitos, conferindo-lhe mais visibilidade e explorar todo o seu potencial turístico, sempre em diálogo com os produtores e com os interessados na produção vinícola”.

A ligação que a Autarquia da Praia da Vitória estabelece agora com a AMPV, vai trazer à Ilha Terceira, nos próximos dias 10 e 11 de abril, mais de duas dezenas de personalidades da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Associação ITER VITIS, da Rede de Museus do Vinho de Portugal e da Federação das Confrarias Báquicas.  

O encontro de apresentação do projeto está marcado para o dia 10 de abril, pelas 15h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e dirige-se a todas as entidades locais ligadas a este setor, de forma a entender o papel de cada entidade e trabalhar de forma integrada e organizada, entender a relevância do enoturismo para a economia local, compreender o que é o enoturismo para além do vinho, criação de um roteiro com as melhores ofertas para os diferentes mercados e quais as ferramentas a utilizar para a promoção desta oferta.

Ainda segundo Carlos Armando Costa “a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, vai também apresentar neste mesmo dia, um novo roteiro enoturístico” intitulado “Vinho, Uvas e Paisagem”, editado recentemente pela Associação Regional do Turismo.

Para além das autarquias são convidados a participar nestas reuniões e encontros as comissões vitivinícolas regionais, entidades de turismo, grupos de ação local, direções regionais ligadas ao mundo rural, museus do vinho e empresas.

Esta iniciativa da AMPV pretende percorrer todo o país, nomeando um responsável por cada município, visando sensibilizar todos os parceiros para a sua importância enoturística, para além de várias outras iniciativas como a publicação de duas revistas com o tema dos “Caminhos Culturais da Vinha e do Vinho” e também a criação de um sítio online sobre todas as iniciativas a desenvolver.  

Este projeto pretende, ainda, incentivar os parceiros a aderirem à campanha Wine Moderation, cujo intuito passa por incentivar a responsabilidade e a moderação no consumo de vinho, enquanto norma cultural e social e de inspirar estilos de vida saudáveis, a fim de evitar e reduzir o abuso do álcool e os danos relacionados

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS