Com vista à valorização e preservação da tradição


A Câmara Municipal da Praia da Vitória, em colaboração com uma equipa de animação da Cooperativa Praia Cultural, tem percorrido as várias creches e escolas do ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Concelho, com o “Projeto Educativo de Carnaval – Bailinho".

Esta ação, que decorre entre os dias 13 e 19 de fevereiro, consiste na apresentação de um tradicional bailinho de Carnaval e pretende incutir, desde cedo, o interesse pelo Carnaval terceirense nas gerações mais novas, contribuindo para a valorização e preservação desta tradição.

Para Carlos Armando Costa, responsável pelo pelouro da Cultura da Autarquia praiense, “um dos primeiros passos a dar para que a nossa tradição e identidade cultural se mantenha, passa pela presença efetiva destas manifestações culturais na vida das crianças”, acrescentado ainda que “só através de uma interação das gerações mais novas com o nosso património cultural poderemos cultivar o seu interesse e gosto pela nossa identidade cultural”.
O autarca praiense salienta também a importância de se salvaguardar o Carnaval como património cultural imaterial de Portugal, de modo a poder acompanhar a sua evolução e valorização.
“Para além deste trabalho desenvolvido junto das gerações mais novas, há também que garantir a salvaguarda desta manifestação cultural. O Carnaval da Ilha Terceira trata-se da maior manifestação de teatro popular da nossa língua, encenada por pessoas que não estão ligadas a grupos de teatro amador, e que no seu dia-a-dia têm o seu horário de trabalho e as suas obrigações familiares. Estamos perante uma atividade cultural que engloba um grande número de pessoas e que tem um grande impacto na Ilha Terceira”, salienta o autarca praiense. 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS