Em colaboração com a Escola Secundária Vitorino Nemésio

O Município da Praia da Vitória, em colaboração com a Escola Secundária Vitorino Nemésio, deu início, no passado dia 13 de outubro, a um programa de orientação vocacional direcionado aos alunos do 12º ano de escolaridade, com o intuito de auxiliar estes alunos na definição do seu futuro após a conclusão do ensino secundário.

O programa de orientação vocacional visa apoiar os jovens na definição do seu futuro no que concerne à escolha de um curso ou saída profissional, que coadune as melhores opções para o seu perfil de competências e interesses. Tem ainda como objetivo apoiar e informar sobre as diversas possibilidades, tendo como ponto de partida a avaliação psicológica das aptidões e interesses, para que os jovens sejam capazes de realizar uma escolha vocacional consciente.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, com o pelouro da Educação, destaca que já participaram na orientação vocacional 730 jovens do concelho, adiantando também que, até ao momento, já se encontram inscritos mais 60 alunos para este ano letivo.

O autarca destaca a pertinência deste programa de orientação vocacional para os jovens, devendo o mesmo ser “encarado como uma importante ferramenta de auxílio para a escolha de um futuro, do qual o jovem se possa sentir satisfeito e realizado com a opção que tomou. Dentro da grande liberdade de escolhas profissionais possíveis, é fundamental que a escolha do aluno seja feita após uma devida reflexão, de modo a que o estilo de vida, rotina e ambiente de onde será inserido, sejam os mais propícios possíveis para o aproveitamento de todo o seu potencial”.

Os interessados que se encontrem em processo de escolha de carreira ou redefinição de um percurso laboral poderão solicitar a orientação vocacional na Divisão de Solidariedade Social, localizada na Rua de Jesus, Nº 59 1º andar ou através do contacto 295 540 102.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS