Mercedes-Benz 540K Streamliner, o prodígio da aerodinâmica renasce 75 anos depois

Se há algo que sempre caracterizou a Mercedes-Benz, são os grandes modelos que trouxe ao mundo ao longo da história. Hoje vamos falar sobre outra das estrelas da marca que brilha com sua própria luz, o Mercedes 540 K Streamliner. Um veículo que já na década de 1930 ofuscou o mundo com um coeficiente aerodinâmico de apenas Cd = 0,36.

Se algo caracteriza as décadas de 1920 e 1930, é o forte impulso que a indústria automobilística recebeu. Estamos em uma época que viu o nascimento de rodovias, uma vez viagens longas começou a ser favorecida por estradas bem pavimentadas que permitiram que circulam cada vez mais carros seguros e rápidos, o que significava novos desafios para as montadoras e a indústria de acessórios associados. Obviamente, a indústria automotiva aproveitou esse progresso. Não só começou a criar motores mais potentes e suspensões redesenhadas, mas a preocupação em melhorar a aerodinâmica tornou-se um dos aspectos mais relevantes entre os fabricantes.

Como resultado desses avanços, a Mercedes-Benz desenvolveu sua linha desportiva de modelos batizados como 540K. Estes foram os top model da marca nos anos 30 e até permitiram a criação de corpos personalizados feitos à mão. Esta aura de exclusividade e como um símbolo da recuperação económica a criação da "produção da unidade de veículos especiais" na planta de Sindelfingen, em 1932, juntou-se, o que permitiu o desenvolvimento de modelos exclusivos para atender as necessidades dos clientes mais exigente. Se ter um carro na época já fosse um símbolo de riqueza e exclusividade, imagine como era ter um Mercedes com o emblema "Sindelfinger Karosserie".

Resultado de imagem para Mercedes-Benz 540K Streamliner

A "Unidade de Produção de Veículos Especiais" da fábrica de Sindelfingen viu o nascimento de veículos únicos e exclusivos como este Mercedes-Benz 540K Special. Na galeria de imagens você pode ver mais versões da gama 540K, assim como a própria fábrica.
Beleza, elegância, qualidade e artesanato foram as máximas naquela fábrica de obras de arte. Daí vieram veículos únicos. E não apenas falando sobre os modelos mais desportiva, foi também aqui que foram construídas muitas versões diferentes dos modelos da marca turbo como o 380 (W 22), 500 K e 540 K (W 29) ou o Grand Mercedes (W 07 e W 150). Um número de veículos de design atemporal que ainda hoje continuam a fascinar os participantes dos eventos onde estão presentes, como o Concours d'Elegance em Pebble Beach, realizada na Califórnia a cada ano.

Entre eles estava, como poderia ser de outra forma, o 540 K Streamliner, uma unidade produzida no início de 1938 que em junho daquele ano foi entregue à fabricante de pneus Dunlop. O objetivo era usá-lo no teste de pneus de alto desempenho para veículos especialmente rápidos e pesados ​​(poderia chegar a três toneladas) que o fabricante estava realizando. Com um corpo de alumínio, uma linha de fluido com o mínimo de interrupção, um coeficiente de arrasto de 0,36 e uma máquina de oito cilindros turbo desenvolver 180 HP, a 540K Streamliner tornou-se o veículo perfeito para ele.

Imagem relacionada

Durante os anos 1920, grandes avanços na aerodinâmica ea influência destes materializado cada vez mais no desenvolvimento de veículos durante os anos 1930 Streamliner 540 K 1938 é foi feito um exemplo claro disso.

Mas não foi especial só porque é uma obra-prima de design, mas também por ser capaz de mostrar ao mundo os resultados da aplicação abrangente de conhecimento que a Mercedes tinha adquirido em testes de túnel de vento. Era basicamente um laboratório sobre rodas. Atingir velocidades de 140 km / h, foi uma das principais demandas dos clientes para 540K em Sindelfinger, mas com um coeficiente de arrasto em torno de 0,57 era muito difícil. No entanto, o desejo de se destacar levou os engenheiros a criar o Streamliner, um veículo que melhorou significativamente a aerodinâmica para atingir velocidades de cruzeiro de 165 e 170 km / h. Até uma velocidade máxima de 185 km / h no caso das versões turbo.

Resultado de imagem para Mercedes-Benz 540K Streamliner

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS