A Câmara Municipal da Praia da Vitória decidiu criar um novo portal na internet exclusivamente dedicado às Festas da Praia e ao Outono Vivo, contando a história dos dois maiores acontecimentos socioculturais promovidos e organizados anualmente pela Autarquia.

Segundo Tibério Dinis, Presidente do Município, “este novo Portal retrata, em dois sites, subdivididos em muitos outros, a história de dois grandes acontecimentos anuais na Praia da Vitória, as Festas da Praia e o Outono Vivo, disponibilizando vários conteúdos e estando aberto à interatividade com qualquer leitor”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória junta “dezenas de depoimentos, em formato multimédia, que permitem um acompanhamento das histórias de cada um dos eventos, desde o seu início”, acrescentou o autarca.

Assim, explica o edil, “será lançado um site sobre a história da Festa da Praia, com depoimentos de todos os seus principais intervenientes, desde Presidentes da Câmara, aos Presidentes das Festas, às pessoas que colaboraram. Este é um documento que creio ser bastante rico e que é fundamental, precisamente nesta altura que nós passamos, pois é importante reunir toda esta história para recordamos aquilo que foi o trabalho dos anos anteriores e até para podermos projetar o futuro de uma forma diferente”.

Este Portal, prosseguiu, será também um espaço aberto à participação do público, ou seja, “pretende-se que o mesmo seja dinâmico e interativo, pelo que qualquer leitor que disponha de documentos, fotos, vídeos, histórias (mais antigas ou recentes) de cada umas das edições das Festas da Praia poderá contribuir para o enriquecimento do projeto”. Para tal quem quiser partilhar espólio com o novo Portal, enriquecendo a história das Festas da Praia, deve enviar os documentos por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

“Este é, portanto, um Portal que não sendo um ponto de chegada é antes um ponto de partida para que todos possam dar o seu contributo enriquecedor para esta importante história que devemos deixar contada”, remata Tibério Dinis.

As Festas da Praia tiveram o seu início em 1978, com o formato de Sanjoaninas.

Outono Vivo

Entretanto, essa nova plataforma eletrónica vai também juntar o histórico do maior evento literário realizado nos Açores atualmente – o Outono Vivo – sendo um dos maiores festivais de literatura e cultura realizados, todos os anos, no contexto nacional.

De igual forma estarão disponíveis documentos, fotos, vídeos e histórias de cada umas das edições do Outono Vivo que começou a ser pensado em 2005 e teve a sua primeira edição em 2006, tendo juntado na Praia da Vitória nomes como Francisco José Viegas, Alice Vieira, Francisco Moita Flores, Afonso Cruz, José Rodrigues dos Santos, Pedro Chagas Freitas, José Milhazes, Júlio Magalhães, Ruy de Carvalho, Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniel Sampaio, Fátima Lopes, Júlio Isidro, Miguel Sousa Tavares, José Luís Peixoto, Laborinho Lúcio, entre tantos outros grandes nomes da literatura, bem como os maiores nomes açorianos: Álamo Oliveira, Vamberto Freitas, Vasco Pereira da Costa, Avelino de Freitas de Meneses, Luiz Fagundes Duarte, Daniel de Sá, Joel Neto.

Curiosidades como “Sabia que as Festas da Praia, na sua primeira edição, ainda como Sanjoaninas, começaram com a real explosão de um navio na baía da Cidade?” ou “Sabe porque o Outono Vivo tem este nome?” são contadas neste novo Portal que está disponível no endereço festasdapraiadavitoria.com 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS