Mais 10 postos de trabalho na Rua de Jesus

As empresas de cariz tecnológico que se têm vindo a instalar na Praia da Vitória, no âmbito do projeto Terceira Tech Island (TTI), cuja atividade económica assenta na programação, “fazem parte do futuro da Praia da Vitória”, devido à “criação de emprego que proporcionam, contribuindo para a sustentabilidade económica a médio e longo prazo.”

A ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, na inauguração da recém-instalada Infosistema Açores, agora situada na Rua de Jesus, que decorreu na manhã desta quinta-feira, 04 de abril. O autarca praiense sublinha também a diferença de paradigma que se vive na Praia da Vitória onde “anteriormente, neste mesmo edifício, estava instalada uma empresa que importava e revendia a nível local, e que agora alberga duas empresas tecnológicas que competem a nível internacional, responsáveis pela criação de conhecimento e exportação do mesmo um pouco para todo o mundo”.

O edil praiense agradece a aposta da Infosistema na Praia da Vitória, destacando “o trabalho que tem vindo a ser feito pela Vice-Presidência do Governo Regional no âmbito do Terceira Tech Island que, em pouco mais de um ano, tem apresentado resultados extraordinários” contrariando a “desconfiança política” que se tem verificado aquando da realização de projetos de entidades públicas.

A mesma situação é corroborada pelo Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, que sublinha “que quando este projeto foi lançado quase ninguém acreditava no seu sucesso. No entanto, pretendia-se minimizar os efeitos da redução da atividade da Base das Lajes e o objetivo foi alcançado”. O responsável regional explica que “a escolha por um projeto de vertente tecnológica residiu no potencial de crescimento do emprego e geração de riqueza que a programação assume numa escala global, e que pudesse ser implantado nos Açores, ultrapassando as questões logísticas e geográficas que se impunham”, realçando ainda a “carência que se regista desta atividade no país e no arquipélago”.

A Infosistema é uma consultora tecnológica e de negócio, desenvolvendo sistemas de engagement, integração e soluções de Advanced Analytics para os setores da Banca e Seguros, e que faz parte do grupo JOYN, um grupo internacional composto por empresas de Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência, projectos em 9 países e mais de 300 colaboradores com cerca de 350 certificações técnicas. O co-fundador e atual Vice-presidente da Infosistema, Gonçalo Caeiro, que também esteve presente na inauguração, revela que a empresa conta já com dez postos de trabalho criados, e que irão “continuar a sua expansão nos Açores, esperando atingir entre 30 e 50 posições nos próximos anos”. Segundo o mesmo, está também prevista para “os próximos dois meses uma duplicação da operação”, na Praia da Vitória.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS