O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, realçou, esta segunda-feira de manhã, as oportunidades de financiamento comunitário que as Freguesias e Vila do Concelho têm sabido aproveitar, através da GRATER (Associação de Desenvolvimento das ilhas Graciosa e Terceira), visando o desenvolvimento social, cultural e patrimonial dos seus territórios.
No âmbito da “Presidência Aberta” à Vila das Lajes, o autarca, entre outros, visitou o novo Parque Lúdico e Infantil da Vila das Lajes, bem como o Museu do Carnaval Hélio Costa, ambos projetos financiados por fundos comunitários, através da apresentação de candidaturas à GRATER.
“Estamos perante mais dois excelentes exemplos do aproveitamento dos fundos comunitários disponibilizados pela GRATER que as nossas Freguesias e Vila têm sabido potenciar. Por um lado, do ponto de vista do enriquecimento cultural, temos uma excelente requalificação do Museu do Carnaval Hélio Costa, que conta muito bem toda a história do nosso Carnaval, desde a sua envolvência até aos dias de atuação das danças e bailinhos, um excelente investimento que conta a história desta tradição tão nobre e tão rica dos Terceirenses, e que tem sido muito visitada quer por locais, mas, especialmente, por quem nos visita e não conhece esta nossa forma de ser e de estar. Por outro lado, numa integração de espaços e de públicos-alvo destaque também para o projeto de valorização de requalificação e transformação deste espaço em jardim público, dando-lhe mais dinâmica e apetrechando-o com novos equipamentos dedicados às crianças”, frisou.
Para Tibério Dinis fica assim provado que “os fundos europeus disponibilizados pela GRATER são, também na Vila das Lajes, um excelente exemplo de valorização, quer dos espaços públicos, quer da valorização do nosso património histórico e cultural” que importa realçar e continuar a aproveitar no futuro.
O edil lembrou a propósito que, em matéria de aproveitamento de fundos comunitários, a Câmara Municipal da Praia da Vitória “utilizou todo o plafond que lhe foi atribuído” no quadro comunitário que encerra a 31 de dezembro próximo, “num total de cerca de 12 milhões de euros de investimentos públicos municipais que ou estão em curso, ou aguardam apenas a aprovação das entidades gestoras dos fundos comunitários para avançarem ao longo do ano 2021”.
Do dia dedicado à Vila das Lajes, destaca ainda para a visita à zona da Serra de Santiago, na qual o executivo municipal visitou, acompanhado de elementos da comissão, as obras da despensa do Império de São João da Serra de Santiago. Durante a visita foram perspetivados apoios no âmbito do regulamento municipal cooperar e desenvolver para as intervenções em curso.
Durante a visita à Serra de Santiago decorreu também uma visita à “Casa Farol”, uma habitação localizada no Bairro Novo, onde será instalado um Centro Comunitário de Apoio à população. Neste Centro serão desenvolvidas várias atividades direcionadas para as crianças, jovens e idosos, com especial incidência, no acompanhamento educativo, no desenvolvimento de iniciativas de prevenção da saúde mental e integração social. Será, também, disponibilizado acompanhamento psicológico e realizado atendimento de apoio social. O funcionamento deste centro será diário.
Durante o período da manhã, o executivo municipal visitou, ainda, a Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres, localizado no Centro Intergeracional da Vila das Lajes.
Da parte da tarde, o executivo municipal recebe, em audiência, vários empresários, responsáveis por instituições locais e munícipes, bem como apresenta o Projeto de Requalificação do Campo Municipal Manuel Linhares de Lima que passa pela colocação de um novo piso sintético no recinto que alberga todos os escalões, na modalidade de futebol, do Juventude Desportiva Lajense, clube com quem irão também reunir para articular os trabalhos da empreitada, “de forma a prejudicar o menos possível os treinos e trabalhos dos diversos escalões de formação e da equipa de futebol sénior”, disse Tibério Dinis.
O evento de apresentação deste novo projeto decorrerá pelas 18h00, na sede do Juventude Desportiva Lajense, mas sem a presença de público, considerando as atuais circunstâncias epidemiológicas e as recomendações das autoridades de saúde, sendo que o mesmo será depois divulgado junto da população.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS