“Presidência Aberta” à Freguesia de São Brás

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou, esta quarta-feira, o Projeto de Valorização e Dinamização do antigo Campo de Futebol da Freguesia de São Brás, um “investimento que devolverá à população local e das freguesias vizinhas uma infraestrutura dedicada ao lazer e prática desportiva lúdica”.

No âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”, no dia dedicado a São Brás, a Autarquia anunciou um investimento de cerca de 25 mil euros para revitalizar uma infraestrutura desportiva, propriedade da Junta de Freguesia, que não serve qualquer atividade desde 2015.

“O objetivo é dinamizar um espaço que está desativado e sem qualquer atividade pública há 5 anos. Pela dinâmica da freguesia, já se percebeu que o futebol de 11 foi abandonado pelas estruturas associativas que, entretanto, dinamizaram e apostaram no futsal, pelo que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, nos últimos anos, deram resposta a esta aposta local, investindo no pavilhão, nos balneários, na construção de bancadas. Naturalmente, o campo de futebol ficou inativo e merece dar o seu contributo para o desenvolvimento social desta Freguesia e das Freguesias vizinhas”, disse Tibério Dinis.

Assim, prosseguiu, “dando resposta aos desafios lançados pela Junta de Freguesia, a Câmara Municipal da Praia da Vitória olhou para aquele espaço, defendendo que deve ser revitalizado e dinamizado como espaço público mas sempre de índole desportiva, no entanto, numa vertente diferente e adequada aos tempos que vivemos, ou seja, um espaço para prática desportiva lúdica, recreativa, individual ou familiar, criando um recinto onde as famílias possam praticar desporto ao ar livre, enquanto as crianças podem ficar a brincar, com equipamentos infantis ou a andar de bicicleta, em segurança, uma vez que é um espaço seguro, porque delimitado, sem perigos associados à circulação automóvel”.

Sendo um espaço que resultará do trabalho dos técnicos do Gabinete de Desporto do Município e onde serão também aproveitados vários equipamentos que a Câmara Municipal já possuiu, Tibério Dinis espera que o futuro parque de lazer e desporto de São Brás possam estar ao serviço da população de São Brás e das freguesias e vila vizinhas “já no verão de 2021”.

Isto sem prejuízo de, posteriormente, a própria Junta de Freguesia poder avançar com outras candidaturas e continuar a apetrechar aquela infraestrutura, que verá os antigos balneários do campo de jogos transformados em instalações sanitárias de uso público.

Assim, e para já, serão criados espaços destinados à realização de circuitos de manutenção, zona de corrida, zona de passeio, uma pequena zona de descanso com alguns bancos, novas instalações sanitárias, zona infantil, circuito para andar de bicicleta, com alguns equipamentos para a prática de exercício físico e, referiu o edil, “com espaço para, no futuro, a Junta de Freguesia poder dar aso a outros projetos, como campos para jogar futebol, ou basquetebol ou até um campo de ténis”.

Da visita a São Brás, para além da apresentação deste projeto, Tibério Dinis destaca a “dinâmica social, cultural e desportiva” da localidade, tendo visitado várias infraestruturas, investimentos municipais, reunido com instituições locais e com munícipes.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS