Foi apresentado, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, o Projeto de Enoturismo promovido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho que visa a criação de um portal online que criará guias turísticos, para a promoção e divulgação das potencialidades enoturísticas de cada região portuguesa.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, para além de ser sócio fundadora da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, tem particular interesse neste projeto nacional, uma vez que existe uma “aposta turística planeada para a região vinícola dos Biscoitos, que será feita em parceria com a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, permitindo que coloquemos em destaque a nossa oferta enoturística”, que estará depois disponível no novo portal online que reúne informação estruturada e organizada sobre o enoturismo em Portugal”.

Quem o assume é Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Autarquia praiense, acrescentando que este projeto “assume uma importância fundamental ao nível da promoção da região vinícola dos Biscoitos e dos bons vinhos ali produzidos”, esperando também que “os contactos estabelecidos durante este encontro sirvam de motivação para todos os produtores da zona dos Biscoitos, de modo a que se verifique uma maior recuperação da vinha dos Biscoitos”.

Este projeto que está a ser desenvolvido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, conta como parceiros com os municípios associados, com as diversas associações, entidades e agentes (públicos ou privados) que trabalham no setor do vinho e/ou enoturismo.

A apresentação do Projeto de Enoturismo de Portugal, que aconteceu na Praia da Vitória, foi uma das várias ações de benchemarking e endomarking que estão agendadas para se realizarem por todo o país.

José Arruda, Secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, destaca o papel da Câmara Municipal da Praia da Vitória no desenvolvimento deste projeto, até porque, disse, “este Município organiza várias iniciativas no domínio da promoção do vinho, como as Festas da Praia e o Festival de Vinhos da Praia da Vitória”, o que “reforça a importância da inclusão do Concelho no Projeto de Enoturismo”.

O dirigente associativo explicou aos presentes que “este novo projeto desafia os 85 municípios sócios da Associação a fazerem o levantamento de toda a sua oferta enoturística, desde adegas, restaurantes, turismo rural, museus do vinho e hotéis, para depois nos ser apresentado uma proposta enoturística”.

Para a concretização deste projeto, acrescentou ainda José Arruda, “deve ser nomeado um representante do Concelho para conceber um trabalho em rede com os restantes parceiros, sendo posteriormente alvo de formação à distância. Queremos também desenvolver formações de modo a que os locais tenham as noções básicas da sua oferta enoturística, tornando, no fundo, a experiência numa determinada região mais aprazível”.

Este novo portal online (www.enoturismo.pt) pretende agregar, de forma integrada e estruturada, a oferta dos diversos atores do enoturismo em Portugal.

Entre outros, serão criados guias turísticos por região, a partir de cada concelho, e uma plataforma online para promoção e divulgação desses mesmos atores de enoturismo.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS