A Wolseley Motors Limited era uma fabricante britânica de veículos automóveis fundada no início de 1901 pelos armamentos Vickers combinados com Herbert Austin. Inicialmente, fez uma gama completa coberta por grandes carros de luxo e dominou o mercado na era eduardiana. Os irmãos Vickers morreram e, sem a orientação deles, Wolseley se expandiu rapidamente após a guerra, fabricando 12.000 carros em 1921, e permaneceu o maior fabricante de motores na Grã-Bretanha.

A expansão excessiva levou à falência em 1927, quando foi comprada pela Vickers Limited por William Morris como um investimento pessoal e anos depois mudou-se para seu império Morris Motors pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Depois disso, seus produtos foram fabricados com carros Morris. A Wolseley entrou com suas empresas irmãs na BMC, BMH e British Leyland, onde seu nome expirou em 1975.

A Wolseley Tool and Motor Car Company Limited

Hiram Maxim, inventor da metralhadora que leva seu nome e até então um membro da ceifeira-debulhadora Vickers Sons & Maxim, [1] consultou Herbert Austin em Wolseley no final da década de 1890 várias vezes em relação ao design de máquinas voadoras , que ele estava desenvolvendo e construindo. Maxim fez uso de várias sugestões feitas por Austin nas atividades de Maxim em seus trabalhos em Crayford, Kent. Depois que a empresa de corte de ovelhas decidiu que não perseguiria seu interesse automóvel, uma abordagem foi feita e o acordo rapidamente alcançado.

A Wolseley Tool and Motor Car Company de Adderley Park Birmingham foi constituída em março de 1901 com um capital de £ 40.000 por Vickers, Sons e Maxim para fabricar automóveis e máquinas-ferramentas. O diretor administrativo era Herbert Austin. Os carros e o nome Wolseley vieram do empreendimento exploratório de Austin para a The Wolseley Sheep Shearing Machine Company Limited, operado desde o início da década de 1890 por Austin, agora com 33 anos de idade. O conselho de Wolseley decidiu não entrar no negócio, e Maxim e os irmãos Vickers o atenderam. Depois de seu contrato de cinco anos com a The Wolseley Tool and Motor Car Company, Austin fundou a Austin Motor Company Limited.

Carros de Austin em Wolseley

Tonneau de 2 cilindros 10hp 1903

Freio de tiro 20hp 1903
Austin procurava outros produtos para o WSSMC porque a venda de máquinas de corte de ovelhas era um comércio altamente sazonal. Entre 1895 e 1896, ele se interessou por motores e automóveis. Durante o inverno de 1895 a 1896, trabalhando em seu próprio período à noite e nos finais de semana, ele fez sua própria versão de um projeto de Léon Bollée que ele tinha visto em Paris. [3] Mais tarde, ele descobriu que outro grupo britânico havia comprado os direitos e teve que criar um projeto próprio, tendo convencido os diretores da WSSMC a investir nas máquinas necessárias.

Em 1897, o segundo carro de Wolseley em Austin, o Wolseley Autocar No. 1 foi revelado. Era um design de três rodas (uma dianteira e duas traseiras), com suspensão traseira independente, motor central e bancos traseiros para dois adultos. Não foi bem-sucedido e, embora anunciado para venda, nenhum foi vendido. O terceiro carro de Wolseley, o Wolseley de quatro rodas "Voiturette" foi seguido em 1899. Um outro carro de quatro rodas foi fabricado em 1900. O Wolseley Gasoline Carriage de 1901 apresentava um volante em vez de um leme.

Os primeiros carros Wolseley vendidos ao público foram baseados no "Voiturette", mas a produção não começou até 1901, quando a diretoria da WSSMC havia perdido o interesse na indústria automotiva nascente.

Thomas e Albert Vickers, diretores da Vickers e a maior fabricante de armamentos da Maxim Britain haviam decidido entrar no setor no momento certo e impressionados com as realizações de Austin na WSSMC que assumiram em sua empresa. Quando o contrato de cinco anos de Austin terminou oficialmente em 1906, eles haviam fabricado mais de 1.500 carros, Wolseley era o maior fabricante britânico de motores e a reputação de Austin era conquistada.

A empresa foi formada em março de 1901. Em 1º de maio de 1901, Austin havia lançado seu primeiro catálogo. Havia dois modelos, 5 hp e 10 hp. Ambos estavam disponíveis com uma carroceria Tonneau ou Phaeton com pneus pneumáticos ou sólidos. Para um desembolso adicional de trinta xelins (£ 1,50), o modelo de 10 hp seria equipado com uma haste de aço para impedir que ele retroceda. "Recomendamos pneus para todos os carros que precisam rodar mais de 30 quilômetros por hora. Austin então forneceu um parágrafo sobre por que seus motores horizontais eram melhor lubrificados (do que os motores verticais) e que 750 rpm, a velocidade de seus motores Wolseley, evitavam a vida curta dos motores concorrentes que rodavam entre 1.000 e 2.000 rpm. "

A associação com a Vickers não apenas ajudou no projeto geral, mas também na velocidade de produção e fornecimento de aços especiais

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS