Tibério Dinis enaltece trabalho das mulheres e homens do mar na dinamização da economia local

Reconhecer o empenho e dedicação prestados pelos pescadores do concelho da Praia da Vitória no cumprimento do árduo trabalho que envolve a atividade piscatória, assumindo a sua importância na dinamização da economia local foi o objetivo da Câmara Municipal no âmbito de um convívio que decorreu na quarta-feira, 12, na Casa do Povo do Cabo da Praia, e que contou com a presença do Presidente da Autarquia, Tibério Dinis.

Este é um reconhecimento simbólico que visa, acima de tudo, valorizar e reconhecer todo um trabalho prestado pela comunidade piscatória em prol do desenvolvimento da Praia da Vitória.

Segundo o responsável municipal, “esta é uma atividade de enorme prestígio para a Praia da Vitória que deve ser reconhecida por ser um dos pilares económicos com elevado peso a nível local. O produto retirado do mar é de extrema qualidade, está presente nas mesas dos terceirenses e em algumas partes do mundo, e isso deve-se ao empenho e dedicação prestados por vós, mulheres e homens do mar”.

“Para além da agricultura, as pescas assumem um papel fulcral ao nível da criação de emprego e também na vertente da gestão de recursos. Sem o contributo deste setor, não seria possível chegarmos tão longe no que concerne ao desenvolvimento do concelho”, acrescentou o edil praiense.

“A história da Praia da Vitória está intrinsecamente ligada às mulheres e aos homens do mar. A nossa condição enquanto povo é indissociável desta atividade, dado a nossa proximidade do mar, o que no fundo também caracteriza esta cidade. Sem a agricultura e sem as pescas, não teríamos esta história extremamente rica”, referiu.

Na ocasião, o autarca apelou à participação de todos os pescadores na procissão dos marítimos, um dos pontos altos das Festas da Praia, destacando a importância da presença de todos em honra do trabalho desempenhado pelos próprios.

“É de conhecimento geral a importância da procissão dos marítimos no âmbito das Festas da Praia. Neste sentido, gostaria de apelar à participação de todos neste evento, que é no fundo a demonstração de todo o trabalho que desempenham”, disse.

Este encontro contribuiu para reforçar a partilha de experiências e momentos de alegria entre todos os presentes, especialmente, da comunidade piscatória da Praia da Vitória.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS