A governante com a tutela do turismo no Governo dos Açores, Marta Guerreiro, disse hoje que a qualificação dos profissionais do setor é uma das prioridades do Orçamento da região para 2020.

De acordo com Marta Guerreiro, ouvida hoje em sede de comissão a propósito da proposta de Orçamento, a "dinâmica turística" atual implica "novos e maiores desafios", sendo este um setor que representa um investimento superior a 33,5 milhões de euros para o próximo ano.

Tal valor representa, prosseguiu, um aumento de 4% face a 2019, uma dotação financeira que, defende, comprova que o Governo dos Açores "continua a apostar" num dos setores que tem sido "fundamental para o desenvolvimento económico" da região.

No setor da energia, também por si tutelado, a secretária valorizou a aposta na mobilidade elétrica, abordando a conclusão da implementação da rede pública dos 26 pontos de carregamento e a atribuição de incentivos financeiros à aquisição de veículos exclusivamente elétricos.

O Orçamento dos Açores para 2020, entregue na semana passada na Assembleia Legislativa Regional, tem um valor global de 1.812 milhões de euros e pretende ser um guia para o fortalecimento da economia e a criação de emprego.

No documento entregue ao parlamento açoriano, é referido que dos 1.812 milhões de euros, 207 milhões de euros dizem respeito a operações extra-orçamentais e 558 milhões de euros são adjudicados às despesas do Plano.

Contemplando um investimento público de 816,4 milhões de euros, dos quais os referidos 558 milhões são da responsabilidade direta do Governo Regional, estes documentos preveem, para 2020, um crescimento do investimento total de cerca de 51 milhões euros e um aumento no investimento direto no valor de 44,8 milhões de euros, na comparação com 2019.

Ao longo dos textos que acompanham o Plano e Orçamento, é referido pelo executivo regional que os Açores são uma região de "oportunidades", sendo necessário contudo "consolidar e fortalecer" o tecido económico regional.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS