Quatro zonas balneares da Praia da Vitória  entre a Elite nacional em termos de qualidade

São quatro as zonas balneares da Praia da Vitória (Porto Martins, Prainha, Sargentos e Biscoitos) que constam da lista nacional de “Praias Zero Poluição” em 2019, triplicando o número de zonas balneares do Concelho distinguidas pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Das 44 estâncias balneares distinguidas a nível nacional, 4 são do Concelho praiense, que é também o Concelho dos Açores com mais distinções “Zero Poluição”, sendo que na Região apenas mais duas zonas balneares são referenciadas (ambas no concelho vizinho de Angra do Heroísmo).
“Esta é mais uma distinção que nos orgulha e que faz jus ao trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido nas zonas balneares que são polos de atração do Concelho e da Cidade para locais e para turistas. O nosso Concelho e os praienses podem orgulhar-se de usufruir de uma rede de zonas balneares de excelência, que marcam a nossa paisagem e a nossa oferta turística”, salienta a Vereadora Raquel Borges.
Ser uma “Praia Zero Poluição” significa que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas destas zonas balneares, ao longo das três últimas épocas balneares. Esta análise da Associação ZERO tem em conta os parâmetros da legislação em vigor, a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente.
Assim, Porto Martins, Prainha, Sargentos e Biscoitos, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia colie Enterococosintestinais). Isto é, em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias.
Segundo os critérios que estão na base desta distinção, consideram-se os últimos três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.
Com os resultados agora alcançados, segundo a Associação ZERO, os concelhos de Portugal com maior número de “Praias Zero Poluição” são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória (4) e Tavira (3).

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS