O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, na Praia da Vitória, que o projeto Terceira Tech Island, promovido pelo executivo regional, já levou a que 13 empresas nacionais e internacionais se instalassem nos Açores, “potenciando a criação de emprego para centenas de Açorianos”.

Sérgio Ávila, que falava à margem do encerramento do 5.º Curso de Formação de Programadores da Academia de Código, adiantou que, para além das existentes, “mais empresas se vão instalar agora na Terceira, através da absorção dos 31 alunos que terminam hoje a formação”.

“Temos mais 146 pessoas aptas a trabalhar na área da programação e a programar para o mundo inteiro e os alunos que hoje terminam o curso já foram contactados e já têm entrevistas marcadas com diversas empresas”, frisou o Vice-Presidente.

“Esperamos, por isso, que este número suba significativamente no final de setembro, através da entrada de novas empresas para a integração destes formandos que terminaram agora o curso de programação”, acrescentou.

O titular das pastas da Competitividade Empresarial e do Emprego salientou que “tudo aponta que se irá assegurar a manutenção de um grau de empregabilidade extremamente elevado e fazer consolidar este projeto estruturante para a criação de emprego e de riqueza na ilha Terceira e nos Açores”.

O projeto Terceira Tech Island é uma iniciativa do Governo dos Açores, criada com o objetivo transformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas.

Segundo o Vice-Presidente do Governo, o projeto “está a superar e muito as expetativas iniciais em termos de adesão, de formação e, particularmente, na atração de empresas”.

O governante disse que este projeto representa “um orgulho imenso” para o Governo Regional, traduzindo-se num sucesso que tem superado as expetativas, considerando, por isso, que é um projeto que não tem limites.

“Enquanto houver empresas que se queiram instalar, e há muitas, assim como pessoas interessadas e com disponibilidade para se inscrever nestes cursos, o projeto vai continuar”, garantiu Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente voltou a apelar à inscrição no Terceira Tech Island, defendendo que “este projeto, que garante um futuro, um emprego estável e bem remunerado e com possibilidades de grande desenvolvimento, é um desafio que pode ser aceite por todos, não tendo limitações em termos de qualificação profissional, nem de idade”.

“Esta foi, sem dúvida, uma aposta ganha por parte do Governo dos Açores, que contribui decisivamente para anular os efeitos da redução da Base das Lajes e, particularmente, veio dar uma nova vida à Praia da Vitória, através da atração de muitas empresas que garantem um excelente futuro, com muita oferta de emprego a centenas de pessoas que estavam desempregadas ou que tinham uma atividade profissional que não correspondia às suas expetativas”, afirmou.

O 6.º Curso de Formação de Programadores da Academia de Código, através do projeto Terceira Tech Island, tem início previsto para setembro.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS