Foi lançada pelo consórcio que está a desenvolver ao projecto para capacitar de internet os sistemas de navegação marítima e de transporte

Foi lançado recentemente durante a conferência e-Navigation Underway 2019 o Consócio Plataforma de Conectividade Marítima (MCP, sigla em inglês). Trata-se de um domínio marítimo digital acessível, neutro, para capacitar com internet os sistemas de navegação marítima e de transporte, segundo o Maritime Executive.

Este sistema, que permite a existência de infra-estruturas electrónicas eficientes, seguras e integradas no meio marítimo interessado, tem vindo a evoluir há vários anos. No entanto, foi em 2015 que começou a despontar com a junção de várias entidades como os projectos EfficienSea2 da União Europeia, o projeto de validação STM e o projecto SMART Navigation financiado pelo Governo sul-coreano. De momento, este projecto já conta com quase 100 organizações.

O Consórcio, que actuará como órgão coordenador para o fornecimento de directrizes e normas, tem como membros: OFFIS (Alemanha), KRISO (Coreia do Sul), RISE (Suécia), Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e as Autoridades Gerais de Farol do Reino Unido e Irlanda. A Autoridade Marítima Dinamarquesa, a Administração Marítima Sueca e o Ministério dos Oceanos e Pescas da República da Coreia, juntam-se como “observadores governamentais”.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Cultura

Saúde

Sociedade

Tecnologia

Motores

Tecnologia