A app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus já está disponível para Android e iOS, mas nem todos vão conseguir instalá-la.


AStayaway Covid já chegou. Primeiro “aterrou” nos Android, mas agora ficou disponível também para os utilizadores do sistema operativo iOS, da Apple. Muitos já descarregaram a app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19, mas nem todos vão conseguir fazê-lo por incompatibilidade do sistema.


Assim que entrou nas lojas Google Play Store e Apple Store, a aplicação desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider rapidamente disparou para o top das mais descarregadas em Portugal. A SIC Notícias avança que foram feitos mais de 10 mil downloads em 24 horas, apenas nos Android.

Está disponível, apesar de a apresentação oficial ser apenas esta terça-feira, 1 de setembro, mas nem todos os smartphones terão a capacidade de aceder a esta app. Pela falta de espaço nos telemóveis: app exige 58 MB nos Android e 35,1 MB no iOS, mas principalmente por incompatibilidade do sistema operativo.

No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, lançado em outubro de 2015, ou versões superiores, havendo ainda equipamentos em uso com sistemas anteriores. Aliás, num dos primeiros comentários à aplicação na Google Play Store, um dos utilizadores lamenta o facto. “É pena só dar a partir do Android 6”, diz. Outro comentário lembra que “falta também existir para dispositivos Huawei sem os serviços da Google”.

Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Cultura

Saúde

Sociedade

Motores

Motores