O Renault 5 Turbo ou R5 Turbo é um automóvel hatchback de alto desempenho lançado pela fabricante francesa Renault no Salão Automóvel de Bruxelas em janeiro de 1980. O carro foi projetado principalmente para ralis, mas também foi vendido na versão de rua. Um total de 4987 (turbo 1: 1820 e turbo 2: 3167) R5 Turbos foram fabricados durante uma produção de seis anos

Em resposta ao sucesso da Lancia nos ralis com o Stratos de motor intermediário, Jean Terramorsi, vice-presidente de produção da Renault, pediu a Marc Deschamps, da Bertone, para projetar uma nova versão esportiva do supermini Renault 5 Alpine. A nova carroçaria traseira distinta foi estilizada por Marcello Gandini na Bertone. 

Embora o Renault 5 padrão tenha um motor montado na frente, o 5 Turbo apresentava um Cléon-Fonte de 1.397 cc (1,4 L; 85,3 cu in) montado no meio com combustível alimentado pela injeção de combustível Bosch K-Jetronic e um OHV Garrett AiResearch T3 turbocharger 2 válvulas por cilindro Motor em linha-quatro colocado atrás do motorista no meio do corpo em um chassi Renault 5 modificado. Na forma padrão, o motor desenvolveu 160 cv (158 hp; 118 kW) a 6000 rpm e torque máximo de 221 N⋅m (163 lb⋅ft) a 3250 rpm. 

Embora usasse uma carroceria modificada de um Renault 5 padrão e tivesse um Renault 5, os mecânicos eram radicalmente diferentes, a diferença mais óbvia é a tração nas rodas traseiras e o motor traseiro médio em vez da tração nas rodas dianteiras da versão normal e motor montado na frente. Na época de seu lançamento, era o carro francês de produção mais poderoso.

Os primeiros 400 Turbos de produção de 400 foram feitos para atender à homologação do Grupo 4 para permitir que o carro competisse em comícios internacionais e foram fabricados na fábrica Alpine em Dieppe. Muitas peças foram posteriormente transferidas para o Alpine A310, como o conjunto de rodas de suspensão ou liga.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS