A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional apresentou, em Vila do Porto, a nova medida MOVEMPREGO, que visa, entre outros objetivos, contribuir para a “mobilidade interna de recursos humanos, para a coesão territorial e para o aumento da competitividade das empresas”, anunciando um conjunto de ações de divulgação desta medida em todas as ilhas dos Açores.

Paula Andrade, que falava na primeira sessão de divulgação, no Museu de Santa Maria, adiantou que o MOVEMPREGO, criado recentemente pelo Governo dos Açores, pretende fomentar “a mobilidade geográfica dos recursos humanos entre as ilhas da Região, a par da dinamização do mercado laboral, e dar resposta às necessidades específicas de mão-de-obra, considerando o aumento do emprego que se tem verificado”.

“Esta medida irá permitir uma maior aproximação dos mercados de trabalho de cada ilha e a fixação de trabalhadores e do seu agregado familiar nas diferentes ilhas”, acrescentou a Diretora Regional.

O MOVEMPREGO destina-se a desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego da Região, na Garantia Açores Jovem e jovens que terminaram o Estagiar L e T e nunca trabalharam após o termo do estágio, abrangendo ainda os residentes há mais de 12 meses na ilha de origem, ou seja, da qual pretendem sair.

A medida contempla um apoio financeiro à deslocação, a atribuir uma única vez ao agregado familiar a deslocar, e um apoio à fixação, que será atribuído mensalmente durante os primeiros seis meses, podendo ser majorado perante critérios como dimensão do agregado familiar, a idade ou a qualificação dos beneficiários.

“Esta medida é mais uma oportunidade que o Governo dos Açores disponibiliza no sentido de dar resposta, dentro da Região, aos desempregados que procuram primeiro ou novo emprego”, frisou Paula Andrade.

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional adiantou que, nos próximos dois meses, estão previstas “34 ações de divulgação, distribuídas pelas nove ilhas do arquipélago, que se destinam não só às pessoas, mas também às empresas privadas, empresários e entidades sem fins lucrativos”.

Com estas ações, o Governo dos Açores dá continuidade à política de reforço de proximidade às empresas e aos desempregados, proporcionando-lhes informação e esclarecimentos sobre o MOVEMPREGO.

Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Cultura

Saúde

Sociedade

Motores

Motores

Tecnologia