O GT Malzonié um automóvel Desportivo brasileiro projetado por Rino Malzoni e produzido entre 1964 e 1966, em Dobrada (SP). Idealizado inicialmente apenas para competições, utilizando chassis e mecânica DKW (representada no Brasil pela Vemag) e carroceria em fiberglass, este veículo foi produzido inicialmente em duas versões: uma espartana, para as pistas de corrida, e outra, de passeio, que posteriormente daria origem ao Puma GT (conhecido também como Puma DKW) e à marca Puma. Estima-se que tenham sido produzidos aproximadamente 35 exemplares.

Os exemplares da versão de passeio e alguns exemplares da versão espartana foram produzidos em fiberglass. Os primeiros modelos entretanto foram produzidos com carroceria metálica. Quando seu projetista, Rino Malzoni, ofereceu um dos primeiros exemplares, ainda metálico, para teste por uma revista especializada, ele foi designado como DKW Vemag GT.

Durante a década de 1960 os fabricantes de automóveis do Brasil utilizavam como parte de sua estratégia de Marketing as corridas. A DKW-Vemag dispunha para estes eventos o Belcar modificado, que apresentava um bom desempenho apesar de seu elevado peso.

A partir deste cenário Jorge Lettry, (departamento de competições da Vemag), Genaro "Rino" Malzoni (que tinha experiência em carrocerias próprias utilizando chassis existentes), Anísio Campos (designer e piloto), entre outros criaram um pequeno protótipo esportivo em metal (os exemplares seguintes foram confeccionados em fibra de vidro) com desenho de inspiração italiana.

Em 1964 estréia nas competições.

Em 1965, o modelo ganha cinco provas e seu principal concorrente é o Interlagos (versão brasileira do Renault Alpine A-108) produzido pela Willys. Devido ao grande sucesso, decidiu-se fabricá-lo em série. Foi criado então a Sociedade de Automóveis Lumimari, com fábrica em São Paulo (SP).

Em 1966 a Sociedade de Automóveis Lumimari, por sugestão de Jorge Lettry, passa a se chamar Puma Veículos e Motores e o GT Malzoni é relançado como Puma GT.

 

 

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Cultura

Saúde

Sociedade

Tecnologia

Motores

Tecnologia