A série "Ponton" da Mercedes-Benz é uma gama de modelos de carros da Daimler-Benz, lançada em julho de 1953, dominada por sedãs / salões e apelidada de "Ponton", a palavra alemã para "pontão", referindo-se à placa lado, três-caixa, forma geral dos carros - uma mudança de desígnio de carro de pós-guerra, também geralmente conhecido como nomeação de ponton.

Além da óbvia inovação visual, o design do carro Benz 'Ponton' introduziu mudanças na construção que melhoraram significativamente a segurança automotiva para os passageiros através de uma melhor proteção contra colisões. Pontons constituiu 80% da produção de automóveis da Mercedes-Benz entre 1953 e 1959. 

O Mercedes-Benz W120 de 1953, comercializado como sedans de quatro cilindros, era a primeira série totalmente nova de carros de passageiros da Mercedes desde a Segunda Guerra Mundial e substituiu o Type 170 e o Type 170 S. pré-guerra.

Contrastando visivelmente com o tradicionais pára-choques distintos naquele modelo corpo-a-corpo e os anteriores, os "Pontons" eram os primeiros modelos monocórdicos de produção de carroceria.

A Mercedes expandiu o modelo base do Ponton para uma linha diversificada, desenvolvendo várias séries, baseadas no modelo 180, introduzindo mais motores e esticando o corpo. Modelos de seis cilindros receberam um nariz mais longo, e os modelos 'S' também possuem um compartimento de passageiros mais comprido, oferecendo mais espaço para as pernas.

Um coupê de seis cilindros e conversível foram derivados, e um piso reduzido do sedan de quatro cilindros também foi modificado para servir de estrutura para o roadster Mercedes-Benz 190 SL.

Os salões "Ponton" foram os principais modelos de produção da montadora até 1959 (embora alguns modelos tenham durado até 1962), e foram substituídos pelos modelos "Heckflosse" ou "Fintail".

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Tecnologia