O BMW 1600 GT é um automóvel de passageiros de nível médio produzido conjuntamente pelas montadoras alemãs Glas e BMW entre 1967 e 1968 .

A história do 1600 GT começa quando a Glas , uma fabricante de carros bávara ativa desde 1956 , foi adquirida em 1966 pela BMW. Como a Glas na época já estava pensando em modernizar sua gama de esportes de alto padrão, a BMW decidiu combinar os modelos anteriores da marca Glas, o 1300 e o 1700 GT , em um único modelo com motor intermediário. na única condição de que o último tinha que ser marcado BMW. Na realidade, o 1600 GTé um carro particular porque não está oficialmente claro qual das duas marcas ele pertenceu, e isto por vários aspectos contraditórios que caracterizam o carro do ponto de vista da marca à qual pertence. Na verdade, o 1600 GT é o resultado de um veículo puramente Glas, nomeadamente Glas GT , mas reúne grande parte da BMW mecânica de origem e é marcado com o emblema azul e branco da casa Monaco , mas foi vendido e distribuído através dos concessionários Glas. Além disso, atualmente, a imprensa especializada tende a incluí-lo na produção da Casa de Dingolfing . O mesmo princípio é similarmente aplicável no caso do carro - chefe contemporâneo Glas-BMW 3000 V8 .

Recursos e perfil

Por outro lado, não foi apenas um ponto de interrogação: se o novo carro permaneceu intacta e a extremidade dianteira dos modelos anteriores do corpo, por outro lado, viu a adoção do eixo traseiro, motor e caixa de velocidades , emprestado do BMW 1600 -2 TI .

Motor

O resultado foi um novo modelo, quase idêntico em aparência aos anos 1300 e 1700, exceto pela pequena grade dupla de rim e pelas luzes traseiras redondas retiradas do 1600-2. No entanto, as coisas mudaram, já que o novo carro estava equipado com uma distribuição de 1573 cm³ em 4 cilindros em linha com distribuição de válvulas no cabeçote, acionada por uma árvore de cames . A energia foi confiada a dois carburadores Solex de dois corpos. Foi o mesmo motor que o 1600-2 TI, que foi capaz de fornecer uma potência máxima de 105 cv a 6000 rpm e empurrar o carro a uma velocidade máxima de 190 km / h.

O novo modelo foi lançado em junho de 1967 sob o nome de 1600 GT e com a marca BMW.

Desempenho 

O desempenho e a determinação da linha colocaram-na em competição direta com carros como o Giulia Sprint GT 1600 e o Porsche 912 , contra o qual certamente não foi desfigurado. O 1600 GT, no entanto, não atendeu aos favores do público: em pouco mais de um ano de produção chegou a 1256 unidades, provavelmente porque o público não o considerava um verdadeiro BMW, dadas as origens mais humildes (deve ser lembrado que apenas doze anos antes, Glas fez sua estréia no setor automotivo com o super econômico Goggomobil). Isso foi o suficiente para a BMW parar a produção em agosto de 1968. Juntamente com o já mencionado Glas-BMW V8 3000, o 1600 GT foi o último modelo que, apesar de ter a marca BMW, viu a participação da Glas: removida da produção, a marca foi extinta, as plantas foram desmanteladas e em seu lugar foram construídas novas, ainda hoje ativas.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Cultura

Saúde

Sociedade

Tecnologia

Motores

Tecnologia