O novo modelo da marca germânica está a ser levado aos limites, a baixas temperaturas, para testar o grau de maturidade da condução autónoma e totalmente elétrica, antes da sua chegada ao mercado, prevista para daqui a dois anos

Ainda é apenas um protótipo mas trata-se do primeiro grande passo da BMW no caminho da condução autónoma e elétrica, na categoria dos SAV (Sport Activity Vehicle), carros familiares da qual fazem parte os modelos X da marca.

O novo modelo, batizado de BMW iNEXT, ainda está camuflado, está a ser levado aos limites junto ao Círculo Polar Ártico, no centro de testes que a marca germânica utiliza em Arjeplog, no norte da Suécia, onde os especialistas da marca tentam otimizar a condução, o chassis e também a suspensão, sob condições extremas de clima e estrada.

Para além de elétrico, este modelo o iNEXT combina os mais recentes desenvolvimentos das áreas da condução autónoma e conectividade inteligente.

TESTES A BAIXAS TEMPERATURAS
Em comunicado, a marca germânica sublinha que esta série intensiva de testes a que o novo modelo está a ser submetido - e que é equivalente àquela usada para modelos convencionais -, “ilustra o alto grau de maturidade da tecnologia de condução puramente elétrica desenvolvida pelo Grupo BMW, que faz do iNEXT o símbolo da entrada numa nova era”.

As baixas temperaturas que nesta altura do ano se registam em Arjeplog representam, segundo a marca, um desafio para o motor elétrico, para a bateria de alta tensão e para o sistema de arrefecimento do iNEXT.

A BMW garante ainda que aquele protótipo, nos testes agora realizados no norte da Suécia, é confrontado com toda a gama de desafios dinâmicos de condução durante os testes de inverno em pistas de cascalho, asfalto seco e superfícies de gelo polido extremamente escorregadias.

A produção em série do BMW iNEXT terá lugar na fábrica da BMW em Dingolfing, a partir de 2021.

BMW QUER TER 12 MODELOS ELÉTRICOS EM 2025
De referir que, já este ano foram anunciados os lançamentos das novas gerações do BMW X5 plug-in hybrid e BMW Série 3 plug-in hybrid, bem como a revelação do novo MINI Electric.

Por outro lado, em 2021 a BMW irá ter cinco modelos totalmente elétricos: BMW i3, MINI Electric, BMW iX3, BMW i4 e BMW iNEXT. Quatro anos mais tarde a marca germânica espera ter disponíveis, pelo menos, 12 modelos elétricos.

A mobilidade elétrica é, aliás, agora assumida como um pilar essencial da estratégia daquela marca. Nessa estratégia incluem-se os quatro tópicos conhecidos por ACES (Autónomo, Conectado, Eletrificado e Serviços / Partilhado), na qual está inserido o iNEXT.

O marca não divulga, por enquanto, o nível de autonomia das baterias que irão servir de base à motorização deste novo modelo.

Para além das imagens captadas no norte da Suécia, mostramos algumas do interior do novo carro, aquando da sua recente apresentação em Las Vegas, durante o passado mês de janeiro, na maior feira de tecnologia a nível mundial.

VÍTOR ANDRADE

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS