Melhoria da mobilidade no centro da Cidade da Praia da Vitória

O serviço de minibus “Praia da Vitória Bus”, que liga as principais escolas, unidades hoteleiras e zonas habitacionais da Freguesia de Santa Cruz, movimentou, entre setembro do ano passado e março deste ano, mais de 7000 passageiros, ou seja, mais de metade do total de passageiros transportados no primeiro ano de operação.

Os dados foram revelados, esta segunda-feira, por Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito da “Presidência Aberta” à Freguesia de Santa Cruz, onde se desenrola a totalidade do trajeto do serviço de minibus.

Registando que a disponibilização deste serviço de transporte público, na zona mais central da Cidade e que liga as principais zonas habitacionais, “proporcionou uma melhoria substancial da mobilidade na Cidade da Praia da Vitória”, Tibério Dinis revelou que os dados estatísticos traduzem uma média mensal de cerca de 1000 utilizadores.

O “Praia da Vitória Bus”, criado em setembro de 2019, após um período experimental, sofreu vários ajustes e uma extensão da rota no início de 2020, dando resposta a várias sugestões que foram remetidas pelos munícipes, nomeadamente a solicitação da população da zona do Vale Farto e troço da Estrada 25 de Abril, corrigindo o horário para população do centro histórico da Cidade e aumentando duas paragens na passagem pelas escolas.

“Os números de utilização do ‘Praia da Vitória Bus’ permitem-nos concluir que se trata de um bom investimento na melhoria substancial da mobilidade na Cidade, e que permite a disponibilização de um circuito de transporte escolar que assegura qualidade e segurança aos seus utilizadores”, afirma o edil.

Prova disso mesmo, os dados de utilização do serviço de setembro de 2020 a março de 2021, onde no total utilizaram o serviço de minibus 7082 utilizadores.

Ora, frisa Tibério Dinis, “os números comprovam a utilidade do investimento municipal, mesmo tendo em conta, no âmbito das medidas impostas pelas autoridades de saúde para combate à pandemia Covid-19, a limitação de lugares a bordo dos miniautocarros”, uma vez que, à semelhança de todos os transportes públicos, o “Praia da Vitória Bus”, desde maio do ano passado, está limitado a dois terços da sua lotação máxima (cerca de 17 passageiros), sendo obrigatório o uso de máscara no seu interior.

Praia da Vitória Bus

O “Praia da Vitória Bus” é um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da EVT (Empresa de Viação Terceirense), com o início e o fim do circuito nos apartamentos do Vale Farto, a partir das 7h00 e até às 18h00 (saída para o último percurso), de segunda a sexta-feira.

O serviço funciona através da aquisição de um passe mensal, que tem um custo de aquisição de 5 euros. Com mais 5 euros procede-se ao seu carregamento no sentido de facultar, todos os meses, viagens ilimitadas. Os passes deverão ser adquiridos na EVT da Praia da Vitória. Depois de obtido o passe o mesmo pode ser carregado a bordo do minibus. Apesar desta modalidade, o circuito “Praia da Vitória Bus” pode ser utilizado através da aquisição de um bilhete unitário, por viagem, no valor de 50 cêntimos.

Todas as informações relativas ao circuito, às paragens, aos horários e aos passes estão disponíveis nas páginas dos sítios oficiais da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt) e nas redes sociais do Município, assim como na página da Empresa de Viação Terceirense (www.evt.pt).

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS