Patente até 31 de março

 

Será inaugurada a 19 de fevereiro, sexta-feira da próxima semana, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a exposição militar “100 Anos de Aviação Naval”, onde se podem encontrar vários painéis com registos fotográficos, testemunhos de antigos pilotos e histórias que compuseram o início da formação da aviação naval portuguesa.

Esta mostra, que resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Comando da Zona Marítima dos Açores, encontra-se patente até ao dia 31 de março, e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira – das 09h00 às 17h00.

Criada há mais de 100 anos, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial, ao protagonizar a Travessia Aérea do Atlântico Sul.

O “Serviço de Aviação da Armada” foi criado em 28 de setembro de 1917, muito devido às iniciativas de Sacadura Cabral, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. Em 1952, foi transferida para novas instalações no Montijo, passando a chamar-se oficialmente “Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral", tornando-se no que é hoje a Base Aérea do Montijo.

Em 1918, Adolfo Trindade, um piloto naval açoriano, propõe a criação do “Centro de Aviação dos Açores” para hidroaviões na ilha do Faial e durante a Grande Guerra Mundial, que com o Armistício em 1919 seria transferido para Ponta Delgada e por fim sendo desativado em 1921. Na sequência da Segunda Guerra Mundial, este centro foi reativado novamente em Ponta Delgada, tendo sido desativado definitivamente em 1946.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória “é com satisfação que o Município se associa à Marinha, pois, a Aviação Naval foi de facto um marco importante na História da Região Autónoma dos Açores”, disse. “É sempre importante para nós estabelecermos parcerias com outras entidades que resultem num enriquecimento da oferta cultural que disponibilizamos ao público”, concluiu.

A exposição ficará patente na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até 31 de Março e contém 20 painéis com registos fotográficos e de texto que abordam os momentos históricos da Aviação Naval.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS