Regulamento Municipal “Cooperar e Desenvolver”

 

A Câmara Municipal da Praia da Vitória aprovou, no âmbito de aplicação do Regulamento Municipal “Cooperar e Desenvolver”, apoios de cerca de 647 mil euros ao movimento associativo do Concelho, apoiando um total de 89 entidades.

“No âmbito das candidaturas apresentadas pelo movimento associativo do Concelho, este ano, serão apoiadas 89 entidades ao abrigo deste sistema municipal de apoio ao desenvolvimento das nossas associações e coletividades”, revelou Tibério Dinis, Presidente do Município.

Comparativamente ao ano 2020, foram apresentadas mais 14 candidaturas e os montantes de apoio despendidos pela Autarquia subiram em mais cerca de 215 mil euros, visando o apoio ao desenvolvimento dos planos de atividades das diferentes associações e coletividades da Praia da Vitória.

Ao todo, em 2021, serão apoiados projetos do associativismo praiense num total de cerca de 647 mil euros, destinados “ao associativismo cultural, desportivo, mas também ao nível da preservação do nosso património cultural e religioso, através das candidaturas das comissões fabriqueiras das igrejas ou das irmandades dos impérios do Espírito Santo”, disse o edil.

Tibério Dinis regista que, “de ano para ano, a Câmara Municipal tem vindo a aumentar as verbas destinadas ao apoio destas entidades”, ao abrigo do investimento de proximidade que se preconiza para os diversos projetos, nas diferentes Freguesias e Vila do Concelho. 

O Regulamento “Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória”, criado em 2019 pelo atual executivo municipal, beneficia associações e coletividades sociais, culturais, recreativas e/ou desportivas, desde a organização de um evento, à aquisição de viaturas de transporte coletivo de passageiros ou obras em sedes sociais.

Este sistema de apoio municipal, frisa o Presidente da Autarquia, “pretende apoiar as dinâmicas concretizadas pelos vários setores do associativismo comunitário que têm gerado crescimento e desenvolvimento, muito com base no voluntariado”.

Ao “Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória” podem candidatar-se as Instituições Particulares de Solidariedade Social (que desenvolvam atividades nas áreas do desenvolvimento e integração de jovens, no combate à pobreza, no apoio às famílias e na integração e valorização dos idosos); as Associações Culturais (que desenvolvam atividades na promoção e dinamização das tradições e costumes locais, na formação cultural, na promoção das artes e ofícios locais, na formação de jovens, na dinamização de eventos comunitários de índole cultural); as Associações Humanitárias (que desenvolvam atividades de proteção civil); as Associações de Apoio Social (que promovam atividades de reinserção social, combate às desigualdades sociais, combate às dependências, apoio aos desfavorecidos e fomento da autonomia pessoal e familiar); e as Associações de Clubes Desportivos (que desenvolvam investimentos e ações conducentes ao desenvolvimento desportivo e formativo de crianças e jovens e dinâmicas de promoção da atividade física em idade adulta ou sénior).

Os apoios a solicitar ao Município podem ser de natureza logística e financeira, dividindo-se em duas tipologias: “Projetos de Pequeno Impacto” e “Projetos de Grande Impacto”. Nos “Projetos de Pequeno Impacto” surgem apoios municipais para a organização de eventos; intervenções de requalificação de pequena dimensão em infraestruturas associativas; ações de sensibilização ou formativas; aquisição de fardamentos, equipamentos e instrumentos; ações de combate ao crescimento de populações de animais errantes; projetos de dinamização cultural ou de fomento da criatividade artística; e projetos de ação social. Os apoios a este tipo de projeto podem chegar aos 1000 euros por candidatura. Já nos chamados “Projetos de Grande Impacto”, a Câmara Municipal da Praia da Vitória prevê apoiar ações de maior dimensão de requalificação e/ou modernização de infraestruturas e na aquisição de viaturas de transporte coletivo de passageiros.

 

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Startups

Economia

Outras Notícias

Mundo

Saúde

Sociedade

Motores

Motores

Tecnologia

Podcast