A Empresa Municipal Praia Ambiente, em parceria com a Tetra Pak Portugal, vai premiar as escolas do Município da Praia da Vitória que reciclarem a maior quantidade de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL). A primeira edição desta iniciativa, que tem como título “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, tem o objetivo de envolver a população escolar na separação correta destas embalagens, que devem ser colocadas no ecoponto amarelo.
O concurso, dirigido a todas as escolas do concelho, a área geográfica de atuação da Empresa, nomeadamente o pré-escolar e o secundário, terá início a 15 de janeiro e terminará a 31 de março 2021. As inscrições decorrem até 8 de janeiro de 2021, para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Tiago Ormonde, vereador da autarquia praiense e presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, acredita “na importância de sensibilizar e dar informação às crianças e jovens sobre a necessária separação de resíduos, para, desta forma, contribuirmos para uma reciclagem mais eficiente e eficaz, estando a contribuir para a sustentabilidade ambiental”.
Para a responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, Ingrid Falcão, “a proteção do planeta é uma das prioridades basilares da Tetra Pak e, como tal, o Prémio Escola Sustentável 2021 vem incentivar a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e apelar à forma correta de o fazer, através da respetiva colocação no ecoponto amarelo. Neste caso, estamos a agir junto da população mais jovem, com uma iniciativa que permite enraizar estes hábitos de uma forma didática, motivadora e divertida”.
O estabelecimento escolar que atingir o número mais alto de separação de ECAL, por aluno, será premiado. Os prémios variam entre 300 e 500 euros, dados a três escolas, cada uma com prémios diferentes. Estes terão de ser gastos em materiais sustentáveis para a escola, como equipamentos para hortas, doseadores de água ou ecopontos.
A Praia Ambiente responsabiliza-se pela recolha dos resíduos durante o concurso, conforme solicitação da escola.
“Seguir caminhos que contribuam para a preservação e bem-estar do meio ambiente é uma das bandeiras da Câmara Municipal da Praia da Vitória, portanto a autarquia vai continuar a apostar neste tipo de atividades. É muito importante que as próximas gerações tenham um futuro equilibrado, por isso assumimos a preocupação de incluir bons hábitos em relação à reciclagem dos resíduos, uma missão que todos partilhamos e devemos manter presente, do mais pequeno gesto a ações conjuntas como esta. Neste sentido, todas as escolas são convidadas a participar e mal podemos esperar pelo momento das pesagens no final destes três meses”, refere Tiago Ormonde.

O regulamento do concurso pode ser consultado no site da Praia Ambiente.

Não te esqueças de “Reciclar! (e) Encaixa(r) esta ideia!”

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Startups

Economia

Outras Notícias

Mundo

Saúde

Sociedade

Motores

Motores

Tecnologia

Podcast