Novo parque lúdico-infantil do Porto Martins

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, visitou, esta segunda-feira, o primeiro parque lúdico-infantil do Concelho que é adaptado para crianças com necessidades especiais, disponibilizando, esta nova valência instalada na freguesia do Porto Martins, equipamentos adequados para cadeiras de rodas.
No âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila” da Praia da Vitória, após uma segunda pausa devido à realização das eleições Regionais (a primeira pausa no calendário anual definido tinha sido provocada pela pandemia da Covid-19), o executivo municipal dedica esta segunda-feira à mais jovem freguesia do Concelho, tendo visitado as obras de construção deste novo espaço inclusivo.
“Este é mais um investimento da Junta de Freguesia do Porto Martins candidatado à GRATER (Associação de Desenvolvimento das ilhas Terceira e Graciosa), potenciando-se assim um melhor aproveitamento dos fundos comunitários que estão disponíveis para o desenvolvimento de projetos das próprias Juntas de Freguesia, neste caso, criando-se este espaço lúdico-infantil que é importante para a dinamização da freguesia e para que as crianças e munícipes tenham também aqui um espaço de lazer e um espaço infantil”, afirmou Tibério Dinis em declarações aos jornalistas.
O novo parque lúdico-infantil do Porto Martins, localizado no final da Canada do Terra, resulta de um investimento que rondará os 100 mil euros, sendo que parte do valor foi cofinanciado por fundos comunitários e que, neste montante, já estão incluídas as verbas relativas ao ordenamento do lote e à sua passagem do domínio público para a gestão da Junta de Freguesia.
“Este era um espaço há muito devoluto e que, com esta reabilitação, ganhou uma nova vida. A sua intervenção está quase terminada, faltando acabamentos ao nível dos arranjos paisagísticos. O Porto Martins não tinha nenhuma valência dedicada aos mais novos e, com este investimento, associa este novo parque destinado às crianças a vários equipamentos para a prática da atividade física, com esta novidade que são os equipamentos adaptados para cadeiras de rodas. Não é porque as crianças com necessidades especiais estão em minoria que devem estar excluídas e, por isso, esta aposta num parque infantil inclusivo”, disse Tibério Dinis.
O edil referiu ainda que “a Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende dotar os restantes parques infantis da sua responsabilidade com o mesmo tipo de equipamento, para que as nossas Freguesias, a nossa Cidade e o nosso Concelho sejam, cada vez mais, inclusivos e que todas as crianças com necessidades especiais possam também disfrutar de momentos de lazer e brincadeira num parque infantil”.
No âmbito da “Presidência Aberta” ao Porto Martins a agenda do executivo municipal conta ainda com contactos com os munícipes, visitas a investimentos públicos municipais e a empresas e instituições locais, e, ao final do dia, será apresentada a Estratégia de Valorização das Zonas Balneares do Porto Martins, pelas 18h00, numa sessão aberta ao público – cumprindo-se as recomendações de saúde públicas vigentes de distanciamento social, uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos – no Salão Cultural da freguesia.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Startups

Economia

Outras Notícias