O serviço de minibus “Praia da Vitória Bus”, que liga as principais escolas, unidades hoteleiras e zonas habitacionais da freguesia de Santa Cruz, proporcionou “uma melhoria substancial da mobilidade na Cidade da Praia da Vitória”, considera Tibério Dinis, Presidente do Município, tendo por base os dados estatísticos da sua utilização que revelam uma média mensal de cerca de 1000 passageiros.

O “Praia da Vitória Bus”, criado em setembro de 2019, no âmbito da Agenda para a Educação do Futuro, após um período experimental inicial, sofreu alterações e ajustes, no início do ano em curso (dando a Câmara Municipal da Praia da Vitória provimento a todas as sugestões que foram remetidas pelos munícipes, nomeadamente dando resposta à solicitação da população da zona do Vale Farto e troço da Estrada 25 de Abril, corrigindo o horário para população do centro histórico da cidade, aumentando duas paragens na passagem pelas escolas e eliminando a paragem do aeroporto, reivindicação dos profissionais de táxis do Concelho).

“Os números de utilização do ‘Praia da Vitória Bus’ permitem-nos concluir que a Câmara Municipal efetuou um bom investimento na melhoria substancial da mobilidade na Cidade, mas também criando um circuito de transporte escolar que assegura qualidade e segurança aos seus utilizadores”, afirma o edil, revelando que, em média, por mês, “existem cerca de mil utilizadores” do circuito de minibus.
De janeiro a agosto deste ano foram vendidos à porta do minibus praticamente 4000 bilhetes para viagens entre as diferentes paragens do circuito, enquanto os passageiros com passe mensal utilizaram o serviço em mais de 4500 vezes.

Ora, frisa Tibério Dinis, “os números comprovam a utilidade do investimento municipal, mesmo tendo em conta que, a 19 de março, o serviço foi suspenso – no âmbito das medidas impostas pelas autoridades de saúde para combate à pandemia Covid-19 – e que, durante todo o mês de abril, o mesmo não funcionou, dado o período de confinamento”.
Aliás, importa realçar que, à semelhança de todos os transportes públicos, o “Praia da Vitória Bus”, desde 18 de maio, altura em retomou a sua atividade, está limitado a dois terços da sua lotação máxima (cerca de 17 passageiros), sendo obrigatório o uso de máscara no seu interior.

Praia da Vitória Bus

O “Praia da Vitória Bus” é um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da EVT (Empresa de Viação Terceirense), com o início e o fim do circuito nos apartamentos do Vale Farto, a partir das 7h00 e até às 18h00 (saída para o último percurso), de segunda a sexta-feira.

O serviço funciona através da aquisição de um passe mensal, que tem um custo de aquisição de 5 euros. Com mais 5 euros procede-se ao seu carregamento no sentido de facultar, todos os meses, viagens ilimitadas. Os passes deverão ser adquiridos na EVT da Praia da Vitória. Depois de obtido o passe o mesmo pode ser carregado a bordo do minibus. Apesar desta modalidade, o circuito “Praia da Vitória Bus” pode ser utilizado através da aquisição de um bilhete unitário, por viagem, no valor de 0,50 cêntimos.

Todas as informações relativas ao circuito, às paragens, aos horários e aos passes estão disponíveis nas páginas dos sítios oficiais da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt) e nas redes sociais do Município, assim como na página da Empresa de Viação Terceirense (www.evt.pt).

Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Motores

Motores