Até ao final do ano fibra ótica chega a 95% do Concelho

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, assinou, esta quinta-feira à tarde, um Protocolo de Cooperação entre o Município e a Altice Portugal, que visa o investimento em redes de comunicação de nova geração e que permitirá, entre outras, que a fibra ótica chegue a 95% do território do Concelho até ao final do corrente ano.
O Protocolo de Cooperação prevê ainda que a Autarquia desenvolva o projeto de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais, de uma forma mais eficiente e com menores custos, e, em matéria de cobertura de rede de telemóveis, que a Altice Portugal execute, até ao final de 2021, a instalação de uma nova estação base na freguesia da Agualva.
“Com este Protocolo de Cooperação procedemos a uma melhoria substancial da rede de comunicações que existe atualmente na Praia da Vitória, abrangendo o centro da Cidade e todo o território do Concelho. Apesar da rede de comunicações já existente apresentar índices de qualidade e fiabilidade acima da média do que existe no resto do País, estamos a trabalhar para que seja ainda melhor”, afirmou Tibério Dinis.
Na sessão de assinatura do protocolo de expansão da fibra ótica e modernização da rede móvel, que decorreu na Vice-presidência do Governo Regional, no Palácio dos Capitães Generais, o edil sublinhou “a visão alargada e integrada de ilha” que tal ato significa, uma vez que ao serem assinados protocolos entre a Altice e as duas Câmaras Municipais da ilha Terceira, “não é feita nenhuma divisão de concelhos, nem de freguesias, assegurando-se uma abrangência global que servirá todos os Terceirenses, em todas as localidades, colocando a ilha Terceira na vanguarda das autoestradas de comunicação”.
Tibério Dinis destacou, por outro lado, que esta cooperação vai para além do apoio às empresas tecnológicas que se tem vindo a instalar na ilha, seja na Praia da Vitória, no âmbito do projeto Terceira Tech Island, seja em Angra do Heroísmo, no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia: “esta é uma cooperação que permite valorizar a democracia na sua plenitude”.
“Quando temos projetos de liderança em termos de investigação e desenvolvimento tecnológico, é importante que, para além do desenvolvimento de espaços empresariais e de desenvolvimento de ciência e tecnologia, também seja possível melhorar o acesso à tecnologia e à informação por parte dos cidadãos comuns. É isto que estamos aqui a fazer hoje, valorizando na plenitude a democracia, pois estamos a tratar de dar maior igualdade no acesso à informação e, por essa via, um maior esclarecimento e participação democrática”, afirmou.
Assim, no âmbito do Protocolo assinado, em matéria de expansão de fibra ótica, a Altice compromete-se a executar, até final de 2020, a expansão da rede de fibra ótica no Concelho da Praia da Vitória, de forma a alcançar uma taxa de disponibilidade superior a 95% do número de fogos do Concelho e, em matéria de reforço de cobertura móvel, executar, até final de 2021, a instalação de uma nova estação base na freguesia de Agualva.
O documento assinado entre as partes, visando provocar o menor número de constrangimentos aos cidadãos, tem ainda como objetivo reduzir a duplicação de infraestruturas e minimizar o volume de intervenções no subsolo, estabelecendo-se assim uma relação de cooperação de utilização recíproca das condutas, pertencentes a cada uma das partes.

 

Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Motores

Motores