O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou, esta quinta-feira ao final da tarde, juntamente com os parceiros de organização (Tertúlia Tauromáquica Praiense e Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande), o cartel da Corrida de Toiros Praia 2020, que se realizará a 29 de agosto, na Monumental Praça de Toiros Ilha Terceira.

Em conferência de imprensa, no Auditório do Ramo Grande, onde marcaram presença várias personalidades ligadas ao mundo taurino, o edil frisou que “esta seria a corrida a integrar no âmbito do cartaz das Festas da Praia”, que, este ano, não se realizaram por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Assegurando que todas as regras específicas serão cumpridas pela organização e apelando ao cumprimento, por parte dos aficionados que se deslocarem à Praça de Toiros no último sábado deste mês, de todas as recomendações de segurança, a bem da saúde pública, o autarca esclareceu que as regras impostas aos espetáculos tauromáquicos “não são diferentes daquelas a que, todos os dias, qualquer cidadão, está obrigado a cumprir”.

“Quero apelar a todos os aficionados para o rigoroso cumprimento das normas de distanciamento social, etiqueta respiratória e desinfeção das mãos, mas quero que saibam que este não é um apelo exclusivo para este evento. Este é um apelo geral que a Câmara Municipal da Praia da Vitória faz em todos eventos que promove. Depois quero reconhecer e elogiar a humildade dos nossos parceiros de organização em aceitar regras mais restritivas do que as que se aplicam a qualquer outro espaço cultural nos Açores, algo que só acontece – e, por ventura, muitas pessoas não saberão isso – porque a Praça de Toiros Ilha Terceira é o recinto cultural com mais lugares sentados, marcados e numerados dos Açores (4684 pessoas). O que demonstra a dimensão que a tauromaquia tem, não só na ilha Terceira, como em toda Região, a partir do momento em que o maior recinto de espetáculos culturais é a Praça de Toiros Ilha Terceira”, afirmou. 

Registando que, este ano, o apoio financeiro do Município à organização da Corrida da Praia da Vitória é de 10 mil euros (menos 5 mil euros do que no ano transato), Tibério Dinis agradeceu aos parceiros de organização, “o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (que, desde sempre, esteve ligado a esta organização e que com todo o conhecimento que tem da tauromaquia é um parceiro indiscutível e importantíssimo nesta organização), mas, também, à Tertúlia Tauromáquica Praiense que, pela sua história e longevidade, muito tem contribuído para a tauromaquia da Praia da Vitória e da ilha Terceira”.

Por fim, ainda antes da apresentação do cartel da Corrida, Tibério Dinis deu os parabéns ao artista terceirense André Pimentel, autor do cartaz promocional da Corrida, dizendo que “é, provavelmente, um dos cartazes mais felizes e mais bonitos que alguma vez vi da Corrida da Praia da Vitória”.

Cartel

Quanto à Corrida, acontecerá a 29 de agosto, pelas 18h30, na Praça de Toiros Ilha Terceira, contando com os cavaleiros Tiago e João Pamplona e com o Matador Nuno Casquinha, lidando toiros das Ganadarias Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Monte Cadema. Às pegas vão os moços das jaquetas de ramagens da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande, sendo o espetáculo abrilhantado pela Filarmónica da Sociedade Progresso Lajense.

Os bilhetes, com uma redução de 35% nos preços face a 2019 (variam entre os 12 e os 28 euros), estarão à venda, a partir deste sábado, dia 22 de agosto, em duas bilheteiras criadas para o efeito, respetivamente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e na própria Praça de Toiros Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo. As bilheteiras, no sábado, funcionarão apenas das 10h00 às 13h30, mas, nos restantes dias, até ao dia da Corrida, funcionarão das 10h00 às 18h30.

 
Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Cultura

Saúde

Sociedade

Motores

Motores